Quais os benefícios em utilizar uma VPN? Entenda - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Quais os benefícios em utilizar uma VPN? Entenda

À medida que uma empresa cresce e cria filiais, surge a necessidade de interligar as redes das diferentes unidades, já que seus dados apresentam uma interdependência e a integração deles é essencial para o bom funcionamento do negócio. Assim, entender o que é conexão VPN (Virtual Private Network) — uma rede privada que é construída a partir da estrutura de uma rede pública — é uma boa solução para fazer isso.

Usar uma VPN é uma maneira prática para acessar arquivos remotamente e garantir a segurança de dados importantes, já que as informações internas apresentam um valor imensurável para o negócio. Além disso, ela permite evitar custos com infraestrutura de redes e links MPLS.

Quer saber mais? Neste artigo, você entenderá melhor o que é uma VPN e quais são os seus principais benefícios. Acompanhe!

O que é uma VPN?

A conexão VPN é uma rede privada virtual que utiliza a internet — uma rede pública— como base para criar uma rede privada. A conexão virtual significa que não há a necessidade de um meio físico conectando diretamente os dispositivos que irão se comunicar pela rede, já que eles serão interligados por meio da internet.

A principal necessidade de criar meios de utilizar a rede pública como uma rede privada é a questão da segurança. Em uma conexão VPN os pacotes de dados são criptografados e encapsulados para que possam trafegar pela internet de forma segura.

Quais são seus tipos?

Basicamente, há três tipos principais de VPN: Site-to-Site, Client-to-Site e SSL, sendo que cada um tem as suas especificidades e é apropriado para determinadas situações. Conheça as opções disponíveis.

Site-to-Site

Permite conectar diferentes redes locais, sendo a mais adequada para corporações que precisam fazer a comunicação entre suas filiais. Com ela, não é preciso replicar a infraestrutura de TI (Data Center) nas filiais, centralizando as principais aplicações na matriz da empresa.

Client-to-Site

Permite a conexão de usuários remotos à rede. Para isso, é preciso instalar um software (VPN Client) no dispositivo utilizado para acessar a VPN.

SSL (Secure Sockets Layer)

Funciona da mesma forma da VPN Client-to-Site, porém não há a necessidade de instalar o software no dispositivo.

Quais seus benefícios?

Uma boa solução de VPN pode trazer diversas vantagens, como a possibilidade de conectar dispositivos sem limitações impostas por barreiras geográficas e reduzir custos operacionais. Descubra, a seguir, alguns de seus benefícios.

Rede segura

Com a VPN é possível garantir a integridade dos dados transmitidos por meio da utilização de criptografia. Desse modo, os pacotes de dados passam a ser autenticados pelos dispositivos conectados, impedindo que os usuários que não estejam autorizados tenham acesso às informações compartilhadas.

Data Centers em cloud

A cloud computing está se tornando cada vez mais popular entre as empresas de todos os portes. Se você utiliza um data center virtual, é possível utilizá-lo de forma integrada com firewalls e VPN, evitando problemas de segurança na nuvem e assegurando a proteção de seus dados.

Comunicação entre filiais

Em razão da distância entre as unidades filiais da empresa, conectá-las por meio de cabos não é uma alternativa interessante, devido aos imensos custos que isso poderia trazer. A forma mais viável de fazer a comunicação entre elas é utilizando uma solução de VPN.

Assim, os dados não ficarão mais restritos e todas as unidades poderão utilizar as informações do negócio com segurança e em tempo real.

Acesso remoto de usuários

A VPN também é muito útil para empresas que contam com funcionários trabalhando remotamente. Com ela, eles podem ter acesso à rede da empresa mesmo estando em casa ou em uma viagem de negócios, e para isso basta uma conexão de qualidade com a internet.

Como escolher uma VPN?

Antes de contratar um serviço de VPN para sua empresa, é importante estar atento às suas características para escolher uma solução que apresente o melhor custo-benefício para o negócio. Saiba como escolher a melhor VPN.

Verifique quais dispositivos são compatíveis

Apesar de a maioria das VPNs conseguirem suportar as principais plataformas, como Mac, Windows, Linux, Android e iOS, há algumas versões que não aceitam todas as plataformas.

Por exemplo, se você utiliza um computador que roda com o Windows, mas tem um iPhone, certamente quer que a conexão VPN funcione bem para os dois dispositivos, não é mesmo?

Portanto, verifique com quais dispositivos a VPN é compatível. Além disso, procure sabe quantos dispositivos a empresa poderá conectar ao mesmo tempo. Isso porque, há redes que permitem um número ilimitado, enquanto outras liberam somente três dispositivos, o que não seria interessante para o ambiente corporativo.

Analise se a interface é fácil de usar

Em muitos casos, a configuração e a interface de usuários nas VPNs são bastante complexas e, consequentemente, difícil de interagir. Sendo assim, para facilitar a realização das atividades da sua equipe e não ter problemas para configurar a rede, opte por uma VPN que opere por meio de procedimentos simples e que tenha uma plataforma fácil de usar.

Nesse sentido, uma boa opção são as VPNs que possibilitam uma configuração virtual, agregando mais praticidade para os usuários e exigindo menos esforços.

Certifique-se de que a VPN cobre toda a área da empresa

O número de servidores e localizações é um aspecto determinante para algumas VPNs. Se a companhia está em uma região menos povoada ou desenvolvida, você vai necessitar de uma rede que conte com servidores nesse local ou nos arredores.

Para evitar surpresas desagradáveis, certifique-se de que a VPN terá capacidade para cobrir toda a área em que a empresa está fixada, assegurando uma boa distribuição do sinal.

Estude as qualidades de cada VPN

Toda a empresa de VPN dá prioridade para uma característica, como criptografia ou anonimato. É fundamental garantir que as prioridades da sua organização correspondam à da rede adquirida.

Se quiser acessar conteúdos geograficamente bloqueados, o mais recomendado é uma VPN que consiga desbloqueá-los. Quando a intenção é valorizar a privacidade e o anonimato, é indicado escolher uma rede que não retenha registros e ofereça uma criptografia segura.

Também é sugerido checar o protocolo de segurança e se VPN conta com um recurso de kill-switch, que aumenta a segurança da conexão.

Fique atento ao registro de informações

Ao conectar-se em uma rede VPN, você está automaticamente confiando os seus dados a ela. Sua comunicação pode estar totalmente segurança contra tentativas de intercepções, mas pode ser que outros sistemas utilizados na mesma rede registrem as informações da navegação caso desejem.

Se essa condição é um problema para a sua empresa, leia com atenção as políticas de registro antes de adquirir o serviço. Há quem diga que as VPNs que estão localizadas nos Estados Unidos têm a obrigação de manter um registro permanente, mas isso não é verdade. Todavia, o governo de qualquer país pode solicitar os registros armazenados pelas empresas, desde que elas tenham algum tipo de representação nele.

Agora que você sabe o que é conexão VPN, já pode aumentar a segurança dos dados transmitidos pela sua organização. Para escolher o melhor serviço, o mais apropriado é ter o auxílio de uma empresa especializada no assunto, que avalie as suas necessidades e indique uma VPN que se adeque à elas.

Se você tem interesse nos benefícios de uma VPN e quer saber mais sobre o serviço, entre em contato conosco agora mesmo. Teremos prazer em ajudá-lo!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This