fbpx

Você sabe o que é deep web e como navegar? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Devido aos seus inúmeros mistérios, entender melhor o que é deep web é o desejo daqueles que são curiosos sobre o mundo da internet. Apesar de na atualidade ser frequentemente associada a ações ilegais, ela surgiu com um propósito positivo, sendo utilizada como uma estratégia de privacidade pelos militares dos Estados Unidos.

Basicamente, a deep web (internet profunda) é conhecida como a segunda camada da internet, onde o seu Protocolo da Internet (IP) não pode ser rastreado. E é exatamente isso que gera tanta discussão sobre essa modalidade de acesso, já que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal.

Gostaria de acessar a deep web por curiosidade? Confira, neste post, tudo o que você precisa saber para faze um acesso seguro!

O que é deep web?

Tudo começou na década de 1990, quando o Laboratório de Pesquisa Naval dos EUA, por meio dos cientistas David Goldschlag, Michael G.Reed e Paul Syverson que desenvolveram o projeto denominado ‘’The Onion Routing’’ (TOR) ou ‘’Roteamento Cebola’’ — a referência ao legume se deve ao fato de ser necessário acessar várias camadas para entrar na rede — com a finalidade de realizar pesquisas e análises sobre sistemas anônimos de comunicação.

Entre as principais características da deep web está o sigilo, uma vez que o IP do internauta e das páginas não podem ser identificados e rastreados.

Com esse projeto, os agentes estadunidenses em missão ou, ainda, informantes infiltradores poderiam esconder a sua identidade online e enviar informações com maior privacidade e segurança.

A partir da segunda geração, o projeto passou a ser liberado para o acesso não-governamental. Desde então, a deep web tem atraído muitos internautas e vem evoluindo constantemente.

Qual a diferença entre deep web e dark web?

Como se vê, a privacidade proporcionada pela deep web pode ser usada para fins benéficos e maléficos.

O lado bom dessa modalidade de acesso à internet é a garantia de privacidade para trocar informações e conteúdos de caráter sigiloso. Porém, com a passar do tempo a sua finalidade foi desvirtuada por criminosos. Isso deu origem à dark web, que é uma parte da deep web em que pessoas mal-intencionadas praticam ilegalidades, como tráfico de drogas.

Como navegar na deep web?

Quer explorar a deep web? Para isso, basta seguir um passo a passo bem simples:

  1. baixe o TOR Browser — software que se conecta à deep web e está disponível para o Windows, Linux e Mac;
  2. instale e execute as orientações dadas pelo programa. Você será questionado se tem uma internet ‘’livre de obstáculos’’, ou seja, que não seja filtrada ou censurada. Por último, clique em ‘’Connect’’.

Após esse procedimento, o internauta já pode navegar pela segunda camada da internet. Nela, você não acessa o servidor do site que quer visitar, logo a primeira coisa a se fazer é pesquisar pelo diretório de sites. Assim, o seu computador se conecta a uma máquina utilizada pelo TOR, que por sua vez se conectará a outras máquinas até chegar à página de destino.

Quais são os riscos?

Antes de sair por aí se aventurando na deep web é necessário saber quais são os riscos que ela oferece.

Tenha em mente que como essa rede não é censurada, muitas pessoas a utilizam para compartilhar conteúdos ilícitos. Todavia, mesmo que o IP não seja rastreado, os governos podem monitorar o TOR. Portanto, seja responsável para não ser responsabilizado por atos criminosos.

Da mesma forma que acontece na internet normal, na internet profunda também há incontáveis vírus e malwares que podem colocar em risco as suas informações. O mais indicado é criar uma máquina virtual ou utilizar um computador que não seja usado na sua rotina pessoal e profissional para fazer o acesso.

Além disso, é claro, que a sua máquina precisa estar protegida por um bom sistema antivírus que a blinde contra possíveis invasores.

Agora que você sabe o que é deep web, já pode saciar a sua curiosidade e explorar esse ambiente secreto. Mas, não se esqueça de ter cautela para evitar danos.

Adora desvendar os mistérios da internet? Conheça os melhores games de hacker para se divertir!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This