Vazamento de dados: saiba o que é e veja 4 dicas para prevenir o seu negócio - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Vazamento de dados: saiba o que é e veja 4 dicas para prevenir o seu negócio

Toda empresa está sujeita a sofrer ataques cibernéticos por motivos financeiros, ideológicos e até mesmo pelo desafio de acessar um sistema considerado muito bem protegido. Nessa situação, um dos maiores riscos é o vazamento de dados, que pode impactar a organização em diversos aspectos.

Além de prejuízo nas finanças, as companhias que passam por esse problema transmitem insegurança para os seus clientes, que deixam de confiar suas informações a elas. Essa falta de confiança no mercado pode ser a ruína do negócio.

Quer evitar invasões nos seus sistemas? Confira, a seguir, quais medidas tomar para proteger os seus dados!

1. Use a criptografia de dados

A criptografia é uma técnica que torna os dados inteligíveis para pessoas e organizações que não estejam autorizadas a acessar a “chave” que possibilita a decodificação da mensagem.

A sua importância é ainda maior para dados relevantes para a empresa, pois eleva o grau de segurança e a dificuldade de acesso aos arquivos armazenados no sistema, impedindo que informações sensíveis sejam visualizadas por terceiros.

Embora seja imprescindível, o uso dessa tecnologia requer atenção. O recurso é ativado quando um login não está em uso no computador, visto que os hackers podem aproveitar a vulnerabilidade para atacar a rede quando uma máquina não está em uso.

Portanto, além da criptografia, é indicado desconectar os equipamentos após alguns minutos de inatividade.

2. Certifique-se de que o hardware esteja protegido

Geralmente, os ataques cibernéticos são feitos por meio da invasão a um sistema instalado no computador. Porém, eles também podem acontecer a partir do roubo de um equipamento, o que facilita o acesso de usuários não autorizados.

Por isso, é preciso cuidar da segurança física do hardware utilizado pela empresa. Algumas das medidas que podem ser tomadas são:

  • instalar travas para evitar a remoção de desktops e notebooks;
  • colocar trancas especiais nas portas das salas em que estão guardados os servidores, garantindo o acesso somente de pessoas autorizadas;
  • usar softwares na nuvem para rastrear o uso;
  • seguir uma política clara e rigorosa quanto ao uso de dispositivos pessoais na empresa.

3. Faça atualizações periodicamente

Os softwares usados na sua organização devem ser atualizados periodicamente ou toda a vez que um fornecedor disponibilizar uma nova versão com correção de falhas. Sendo assim, baixe as versões mais recentes o quanto antes.

Existem alguns vírus, ransomwares e malwares que exploram as vulnerabilidades que dos sistemas. Com as atualizações frequentes, você pode minimizar essas falhas. Muitas vezes, as companhias ignoram esse processo simples e acabam sofrendo ataques catastróficos em suas redes.

4. Contrate uma empresa de segurança em tecnologia da informação

Ao contar com o auxílio de uma empresa de segurança em tecnologia da informação, você e sua equipe podem trabalhar sossegados, uma vez que os seus sistemas ficam nas mãos de profissionais capacitados e que os blindam contra possíveis ataques.

Afinal, esse tipo de serviço oferece ferramentas que aumentam a proteção dos sistemas, além de monitorar a rede, identificar vulnerabilidades e ajudar na construção de uma política de segurança forte.

Nesse sentido, a sua empresa também pode adotar o Cloud Access Security Broker (CASB). Tratam-se de locais de política de segurança colocados entre os consumidores de um determinado serviço em nuvem e seus respectivos provedores. O objetivo é mediar políticas de segurança corporativas conforme tais recursos são acessados.

As práticas a serem utilizadas incluem autenticação, autorização, login único, perfil de dispositivo, mapeamento de credenciais, criptografia, alertas e prevenção e malware.

O vazamento de dados é extremamente prejudicial para qualquer empresa, já que pode causar danos irreparáveis para a sua imagem. Portanto, é essencial munir-se com ferramentas e profissionais devidamente capacitados para ampliar a sua segurança da informação.

Quer eliminar as vulnerabilidades dos seus sistemas? Entenda por que o CASB é a nova tendência em segurança da informação!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This