Por que terceirizar a segurança da informação da sua empresa? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Por que terceirizar a segurança da informação da sua empresa?

Gerir uma empresa, independentemente do porte ou setor, é quase impossível sem uma boa infraestrutura de TI. Nesse cenário, a terceirização de segurança se transformou no escudo que protegerá os dados da empresa de serem roubados ou extraviados, já que muitas vezes são sigilosos e estratégicos.

Nem sempre as pequenas e médias empresas têm um orçamento satisfatório para investir na segurança da informação, com o cuidado que esse setor merece.

A fim de suprir essa demanda, a terceirização surge como uma forma de as empresas terem uma equipe especializada cuidando da segurança da sua infraestrutura de TI, sem a necessidade de grandes investimentos em sistemas e contratação de pessoal.

Ainda não terceirizou os seus serviços de TI? Confira, a seguir, quais são os benefícios que esta solução proporciona ao seu negócio!

Qual é a importância da terceirização?

Foi o tempo em que o setor de TI de uma empresa era apenas uma área que mantinha as máquinas funcionando — trabalhavam no modo quebra/conserta. Hoje em dia, com as empresas cada vez mais dependentes da tecnologia para melhorar os seus resultados, o setor de TI aparece como fortíssimo aliado para alcançar o sucesso do empreendimento.

Nas empresas com o orçamento mais limitado, a terceirização, total ou parcial, da infraestrutura e da gestão do TI permite que contem com profissionais gabaritados e uma estrutura atualizada.

Apesar de todos os desafios que a terceirização da segurança da informação traz, como necessidade de um controle mais rígido e atenção à compatibilidade, o resultado final é extremamente benéfico para a empresa contratante.

Como a terceirização de segurança da informação ajudará a minha empresa?

Por meio da terceirização de segurança da informação é possível impactar positivamente todos os setores da organização. Afinal, ela ajuda desde a redução dos seus custos operacionais até no aumento da qualidade das atividades desenvolvidas. Descubra quais são as vantagens desse processo.

Redução de custos

Além de poder contar com uma estrutura de ponta, a terceirização libera o gestor da empresa dos custos trabalhistas que teria se tivesse que contratar uma equipe do mesmo porte para a sua empresa.

Sem a necessidade de arcar com cargos trabalhistas e de investir em sistemas robustos, a empresa poderá realocar o orçamento para outros setores estratégicos.

Monitoramento constante

Os problemas não escolhem hora pra acontecer, e pessoas mal-intencionadas estão sempre em busca de vulnerabilidades para cometerem ataques cibernéticos.

Com uma equipe interna, você certamente limitaria as ações de segurança ao horário comercial. Para mantê-las por tempo integral, precisaria do dobro de funcionários para fazer um monitoramento constante ou gastar uma fortuna em horas extras.

Ao terceirizar, poderá contar, dependendo do seu plano, com uma empresa preparada para resolver os problemas de segurança 24 horas por dia, 7 dias por semana, gastando pouco.

Além disso, a terceirizada terá o know how para resolver uma grande diversidade de problemas, pois trabalha com uma gama de clientes, nos mais variados setores corporativos, o que dá a experiência necessária para lidar com todo tipo de questão.

Foco no negócio

Como na maioria das vezes o TI não faz parte do núcleo do negócio da empresa, ou seja, ele é um instrumento e não a fonte de receita, não faz muito sentido que os gestores gastem boa parte de seu tempo e energia resolvendo problemas desse setor.

A partir da terceirização, contratando um parceiro com credibilidade e com a melhor equipe e infraestrutura de ponta, os gestores da empresa poderão focar as suas atenções e energia no que mais interessa: o lucro da empresa.

Controle dos serviços prestados

Os profissionais terceirizados de TI disponibilizarão relatórios periódicos dos serviços realizados pela sua organização, bem como sobre o desempenho, progresso e avaliação de status — como a quantidade de ameaças identificadas e excluídas, reconhecimento de intrusão, controle de acesso, entre outros.

Assim, os gestores têm acesso a uma visão ampla, o que nem sempre acontece com os colaboradores internos. Todavia, é importante ressaltar que o comprometimento dos profissionais em participar das reuniões e sugerir melhorias será o mesmo.

Retorno de investimentos mensurável

Com o auxílio de uma empresa especializada em TI, você diminui a preocupação com os custos e tem um retorno de investimento que acontece no longo prazo.

Isso acontece porque uma das funções da equipe terceirizada é mensurar o consumo e o desempenho de recursos da infraestrutura, tendo como finalidade apontar melhorias e soluções para os problemas que encontrar.

Dessa forma, economiza-se nos recursos utilizados nas atividades diárias, aumentando a produtividade e, consequentemente, obtém-se maior rentabilidade da sua companhia.

Garantia de qualidade dos serviços

A aderência das características da empresa é um dos principais benefícios gerados pela terceirização de segurança da informação.

Os serviços de sistemas operacionais, e-mail, backups, servidores e segurança de dados são imprescindíveis para o bom funcionamento de qualquer negócio e a terceirizada passa a entregá-los com maior qualidade.

Para que haja uma padronização e estabelecimento de critérios, no contrato, você pode determinar um Service Level Agreement (SLA), que nada mais é do que um acordo do nível de serviço contendo o tempo para a solução de problemas em caso de falhas.

Diante disso, situações de risco serão resolvidas rapidamente, evitando que afetem a empresa em larga escala.

Como escolher uma boa empresa para cuidar da segurança da informação?

Basta fazer uma rápida pesquisa na internet para se deparar com inúmeras empresas especializadas em segurança da informação, mas você sabe como escolher a melhor opção? Antes de fazer a sua escolha é recomendável observar alguns critérios para não ter dores de cabeça no futuro.

Em primeiro lugar, verifique qual é o nível de confiabilidade da empresa, procurando saber se há experiência comprovada. Pesquise para quais clientes ela presta serviços e se a mesma tem as ferramentas e potencial na escala de suas necessidades de negócio.

Descubra qual é o tempo de existência da prestadora, pois aquelas que atuam no mercado por longos anos têm mais experiência, já lidaram com diversas situações e podem solucioná-las prontamente.

Não deixe de pedir referências para os atuais clientes. Questione qual é a real qualidade do serviço prestado, tipo de suporte prestado após a contratação, tempo de resposta durante incidentes e responsabilidades.

Além disso, outro fator indispensável é conhecer quais são as qualificações dos gestores e funcionários que tomarão conta do seu TI, pois eles precisam estar devidamente capacitados para as funções que assumirão, do contrário trazem riscos para as suas atividades.

Viu só como a terceirização de segurança da informação é importante para a sua empresa. Com o uso dessa estratégia, o empreendimento não só se protege contra as ameaças cibernéticas, como também melhora os seus resultados de forma econômica.

Gostou do post? Quer mais informações sobre como terceirizar a segurança da informação de sua empresa? Entre em contato com a Athena Security e tire as suas dúvidas agora mesmo!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This