fbpx

Você sabe como ter segurança de dados no home office? Veja aqui!

4 minutos para ler

Garantir a segurança de dados no home office é muito importante, tendo em vista que essa modalidade de trabalho tem crescido de forma considerável por conta da pandemia do novo coronavírus, já que essa medida vem sendo adotada por diversas empresas, dos mais variados segmentos.

No entanto, como garantir que o trabalho realizado em casa seja feito de forma segura? É sobre isso que falaremos neste artigo. Continue conosco e confira agora mesmo as nossas dicas.

Invista em VPN

Para que se possa garantir a segurança de dados no home office, é importante que seja feito um investimento em Virtual Private Network (VPN) para permitir o tráfego de dados de forma segura nas redes, sem vazamentos.

Com essa tecnologia, os trabalhadores poderão ter acesso a uma rede interna de tráfego de dados da companhia, mesmo que não estejam trabalhando em sua sede física. Assim, evita-se que a internet local do colaborador seja utilizada, podendo interferir nos processos de segurança.

Faça um backup regularmente

Fazer backups regularmente também é uma alternativa para as empresas que estão adotando o regime home office. Com essa prática, os dados e as informações são sempre resgatados, podendo ser recuperados, caso a companhia seja vítima de um ataque de hackers, por exemplo.

Os backups devem ser feitos em nuvem, para que todos os responsáveis tenham acesso às informações e para que elas não fiquem restritas aos computadores dos colaboradores que as produziram.

Use um antivírus eficaz

É imprescindível que a companhia oriente todos os colaboradores a usarem um bom antivírus em seus dispositivos. Com isso, é evitado que os dados sejam perdidos ou roubados por conta da invasão de malwares.

Existem diversos antivírus de qualidade no mercado e a empresa pode escolher aquele que ela acha mais relevante para a sua realidade.

Criptografe os dispositivos

Além de um bom antivírus, para garantir a segurança de dados no home office, convém que os dispositivos sejam todos criptografados de ponta a ponta. O mesmo vale para os softwares de gestão e outros programas utilizados no dia a dia da companhia.

A criptografia de ponta a ponta funciona como uma espécie de camada protetora para os códigos de programação dos sistemas. De tal modo, não é tão fácil de os computadores serem invadidos.

O trabalho remoto tem sido amplamente adotado durante a pandemia, tendo em vista que essa é a única saída para que muitas empresas continuem trabalhando no atual momento que vivemos. No entanto, essa não é uma tendência passageira. De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), deverá haver um aumento de até 30% da prática, mesmo quando o coronavírus for superado.

É por conta disso que essas práticas para a segurança de dados no home office devem ser adotadas no dia a dia e incorporadas à cultura organizacional da companhia. Somente assim, será possível coletar bons resultados.

DLP (Data Loss Prevention)

Mais de 80% das empresas sofrem um incidente de segurança todos os anos. Com a solução DLP (Data Loss Prevention) você audita a segurança e impede que dados confidenciais saiam da sua empresa, esclarecendo o que está acontecendo em sua organização em tempo real. O DLP é implantado dentro do seu ambiente em questão de horas, protegendo suas informações de forma simples, rápida e fácil.

Gostou das nossas dicas? Então, siga se informando agora e confira o nosso artigo que mostra como mais de 40 países tiveram os seus sites atacados por um hackerativista brasileiro. Ele demonstra como é importante o investimento em segurança.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This