Saiba quais são os principais benefícios do Pentest - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Saiba quais são os principais benefícios do Pentest

Toda empresa que trabalha com um alto volume de dados e realiza atividades online está vulnerável ao vazamento de informações. Os criminosos virtuais, especializados em invasões de sistemas corporativos, estão sempre à espreita de falhas para espalhar malwares, sequestrar arquivos e roubar informações sigilosas. Nesse cenário, conhecer os benefícios do Pentest é uma grande oportunidade para aprimorar a segurança.

Esse recurso pode ser aplicado em uma rede ou em um sistema e tem o objetivo de fazer a identificação de possíveis vulnerabilidades que possam servir de entrada para ataques, além de permitir a identificação dos impactos que esses ataques teriam. Com o resultado dessas análises, o gestor poderá tomar as precauções necessárias e criar os devidos planos de ação.

Neste post, vamos entender a importância do Pentest analisando os seus conceitos principais. Confira!

Entenda o que é o Pentest

O Pentest nada mais é do que uma maneira de detectar vulnerabilidades em um sistema por meio de simulações de ataques de hackers. Esse modelo de avaliação permite a validação da eficácia dos mecanismos de proteção de um determinado sistema.

O Pentest pode ser realizado de forma manual, mas já existem ferramentas que automatizam esse processo, aceleram os procedimentos e apresentam os resultados em forma de relatórios e gráficos.

O objetivo principal é a avaliação das consequências que as falhas de segurança podem ter sobre determinados recursos ou operações. Isso acontece porque o Pentest consegue detectar, de forma rápida, o local exato em que o sistema está vulnerável, favorecendo a correção certeira.

Veja quais são os tipos de Pentest e seus benefícios

Para que você entenda melhor como funciona o Pentest, vamos exemplificar, neste tópico, os tipos de teste que podem ser realizados e quais são os objetivos de cada um. Confira abaixo:

  • teste em serviços de rede — são feitas análises na infraestrutura da rede da empresa, em busca de possíveis vulnerabilidades;
  • teste em aplicação web — aqui, as análises são feitas nos sites e nas aplicações web da empresa, em busca de eventuais brechas que deem margem para invasões;
  • teste de Client Side — nesse teste, são analisados os navegadores e os programas de criação de conteúdo;
  • teste em rede sem fio — nesse teste, são examinadas todas as redes sem fio utilizadas dentro da empresa;
  • teste de Engenharia Social — nesse teste, é verificado se as informações e os dados confidenciais são passíveis de roubo por meio de manipulação psicológica.

Entenda como é feito o Pentest e o seu passo a passo

Para finalizarmos o texto, vamos conhecer como o Pentest é realizado, pois existe um padrão chamado PTES — Penetration, Testing, Execution Standard — que foi criado com o objetivo de padronizar a execução do teste, facilitando a avaliação de quem executa e de quem contrata esse serviço. O processo consiste nas seguintes etapas:

  • pré-acordo de interação — momento em que contratante e contratado determinam o que deverá ser testado e o motivo do teste;
  • fase de reconhecimento — nesse momento, a equipe responsável pelo teste fará um levantamento de informações sobre a empresa que será analisada;
  • fase de varredura — como o nome sugere, esse é o momento em que é feita uma varredura completa na rede;
  • fase de exploração — com os dados da varredura em mãos, o responsável pelo teste explorará cada item separadamente identificando a vulnerabilidade de cada um;
  • fase de obtenção de evidências e relatório — após a identificação das vulnerabilidades e ameaças, as evidências são transformadas em material de análise, relatórios e gráficos, para serem utilizados futuramente.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância do Pentest e como a prevenção pode ser a melhor saída para evitar vazamento de dados e problemas de invasões em um sistema empresarial. Para que o Pentest seja executado de maneira correta, é importante que a sua empresa conte com a ajuda de um parceiro especializado em segurança digital, que fará todos os procedimentos de forma segura e transparente.

Gostou do post sobre os benefícios do Pentest? Quer saber como aplicá-lo em sua empresa hoje mesmo? Entre em contato conosco e descubra como!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This