Saiba como garantir a segurança da gestão de wireless corporativo - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Saiba como garantir a segurança da gestão de wireless corporativo

Com os dados se tornando cada vez mais importantes para a gestão das empresas, a preocupação com a segurança deles ganha cada vez mais em destaque, assim como a proteção das redes também. Uma boa gestão de wireless corporativo deve ter como foco evitar possíveis invasões, reduzir o risco de perdas e danos de dados e impedir a entrada de malwares no sistema via rede.

Além da importância em relação à segurança, a preocupação com ela gera credibilidade para empresa, mostrando que está preocupada com as informações, não apenas internas, mas com os dados de seus clientes.

Embora não exista um ambiente virtual 100% seguro, a prevenção, a utilização de ferramentas certas e o treinamento adequado seguem sendo as melhores formas de criar múltiplas camadas de segurança.

Neste post, vamos conhecer os passos que uma empresa deve dar para garantir a segurança da gestão wireless, além de entender os benefícios desse procedimento. Confira!

Quais são as principais práticas para garantir a segurança do wireless corporativo?

Não é segredo para ninguém que a maioria dos problemas de segurança tem origem dentro da própria empresa, por falha no gerenciamento, negligência, falta de conhecimento entre outros fatores. Por isso, a melhor forma de garantir a segurança do wireless corporativo é adotando estratégias preventivas, como as que veremos a seguir.

Limite o acesso à rede corporativa

Quanto mais exposta uma rede estiver, maiores serão possibilidades de invasões, pelo excesso de dispositivos de entrada que serão conectados e poderão ser alvos dos criminosos virtuais. Para evitar esse tipo de situação, imponha limites de acesso à rede.

Para começar, é importante que o gestor faça uma lista dos dispositivos que poderão acessá-la. Depois, crie um login e senha para cada um deles.

Além da controlar o acesso, esse processo ajuda em futuros rastreamentos, com a identificação de quem está utilizando o wi-fi, facilitando o monitoramento do acesso em caso de alguma falha de segurança.

Dentro desse limite, também podemos inserir o controle de acesso a conteúdos específicos, que vão desde sites que podem ser acessados por meio da rede, até o local em que a rede estará liberada para uso, criando mais uma camada de proteção.

Desabilite o DHCP

Essa é uma técnica pouco conhecida, mas que é fundamental para aumentar a segurança das redes sem fio: a desabilitação do DHCP. Ao desativar esse recurso, as tentativas de invasões em sua rede wireless serão barradas com o auxílio de diferentes desafios. Entre os principais, está a obrigatoriedade de decifrar o seu IP.

Se o invasor conseguir passar por essa etapa, o programa faz outra exigência, que é decifrar a máscara de rede. Depois, o invasor terá que lidar com parâmetros de TCP/IP. São criadas várias barreiras que complicam a invasão, reduzindo a exposição da rede.

Configure o Firewall

Uma das coisas mais importantes que todo o gestor deve ter em mente, é que uma rede corporativa não pode se misturar com redes públicas. Se a sua empresa recebe visitantes, crie uma outra rede que seja separada do sistema corporativo.

Para evitar qualquer tentativa de entrada que não seja especificada pela empresa, é muito importante que você ative e configure o seu firewall. Essa prática ajuda na filtragem de acesso e imposição de barreiras para a entrada de usuários suspeitos — não reconhecidos.

Adote um sistema de criptografia de dados

Outra camada importante de proteção de uma rede wireless é a utilização de um sistema de criptografia de dados, como o WEP, WAP e WAP2.

O mais utilizado atualmente é o WAP2, que é considerado o mais forte de sua categoria, sendo uma evolução do sistema WAP. Poucos hackers no mundo conseguem quebrar a criptografia WAP2, devido a sua complexidade.

Troque o nome e a senha de rede periodicamente

A troca periódica de senhas é um recurso de segurança padrão para todo o tipo de login que acessamos, pois evita que os criminosos consigam quebrar os nossos passwords por tentativa e erro, com o auxílio de software que fazem múltiplas tentativas por minuto.

Quando o assunto é rede wireless corporativa, além da troca de senhas, o usuário tem outra ferramenta de defesa: a troca do SSID — o nome da rede. É mais uma camada de segurança que impedem a tática de entrada forçada, por múltiplas tentativas.

Por que é vantajoso manter a wireless corporativa segura?

Agora que sabemos o passo a passo para manter a seguranças da gestão de wireless corporativo, vamos às vantagens que esse procedimento traz para as corporações. Acompanhe!

Beneficia à mobilidade corporativa

Uma empresa que quer reter talentos e aumentar a produtividade, não pode impedir o uso de dispositivos móveis em suas operações. Estamos falando de um recurso importantíssimo para as estratégias da empresa, que aumenta a produtividade, a eficiência e facilita o dia a dia da corporação. Tudo isso só será feito com tranquilidade, se a rede for segura.

Protege a empresa como um todo

Mais do que proteger a troca de informações em sua rede, a segurança wireless é importante porque protege toda a empresa contra invasões e ameaças. Com a sanção da LGPD, por exemplo, o vazamento de dados sensíveis de um cliente pode trazer sanções pesadas para a corporação.

Há também a proteção do patrimônio, como por exemplo, a prevenção contra vazamento de dados sobre um protótipo de um produto novo. Um simples vazamento pode pôr por água a baixo o projeto que estava sendo desenvolvido há anos e custar milhares, ou até, milhões de reais.

Gera credibilidade para a empresa

Uma empresa que se preocupa com a proteção dos dados internos e externos é mais confiável para se fazer negócios. Dessa forma, se ganha um trunfo a mais para prospectar clientes ou parceiros comerciais, principalmente se a captação de dados for diretamente ligada o seu core business.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha uma base para dar os primeiros passos rumo à segurança da gestão wireless. Se vocês ainda não têm a experiência para lidar com esse processo, pode contratar uma empresa especializada em proteção digital, que certamente terá o know-how para lidar com todo o tipo de ameaça virtual e colocar a sua no caminho certo.

Gostou do nosso post? Quer saber como implementar a segurança da gestão wireless corporativo em sua empresa? Entre em contato conosco e descubra como.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This