Rede wireless: proteja um dos pontos mais vulneráveis de sua empresa - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Rede wireless: proteja um dos pontos mais vulneráveis de sua empresa

As redes de internet via conexão sem fio são práticas, fáceis de instalar e aumentam a conectividade e mobilidade nas empresas. Porém, para aproveitar esses benefícios sem transtornos, é importante prezar pela segurança de wireless, uma vez que se trata de um dos pontos mais frágeis de qualquer organização e que está sujeito a ataques cibernéticos.

Apenas a autenticação e a criptografia não são suficientes para impedir que pessoas não autorizadas acessem o sinal. Para tornar a rede wireless mais segura, é essencial usar soluções corporativas de fabricantes confiáveis, cuja eficiência é comprovada, pois, o uso de alternativas caseiras e amadoras não comporta as necessidades da empresa e contribui para aumentar os riscos de invasão.

Confira abaixo as melhores práticas para aumentar a proteção da sua rede wireless!

Qual a importância da segurança de wireless?

A segurança é uma das principais questões da rede wireless, haja vista que o seu sinal se propaga pelo ar em todas as direções, o que o torna bastante vulnerável, podendo ser captado a distância por meio de um notebook com antena amplificada.

Há muitos mecanismos que aumentam a proteção da navegação online, como as conexões HTTPS. Porém, com a invenção dos tablets e smartphones, ficou cada mais difícil verificar se os aplicativos utilizados contam com uma ferramenta de proteção de dados ou criptografia. Nesse cenário, as pessoas mal-intencionadas podem acessar a sua rede e interceptar o tráfego de navegação.

O mesmo pode acontecer com uma rede de computadores que tem um sistema de segurança ineficiente para a sua capacidade, como um firewall simples. Com o número de IP das máquinas, um hacker consegue capturar o tráfego que está passando pelo servidor, compreendendo as senhas de acesso e dados de clientes, além das atividades prestadas pela empresa.

Quais são as melhores práticas para aumentar a segurança wireless?

Com algumas mudanças simples, as ferramentas certas e a conscientização dos seus funcionários, é possível tornar a sua rede wireless mais segura. Acompanhe quais são as melhores práticas a serem adotadas.

Separe os usuários que utilizam a conexão

Considerar todos os públicos que utilizam o sinal é imprescindível para ter uma rede mais segura. Por isso, é importante fazer a separação dos usuários que utilizam a conexão. É recomendado que os colaboradores internos acessem uma rede virtual diferente (outro SSID) da que está disponível para os visitantes da empresa.

Desse modo, mesmo que pessoas desconhecidas estejam acessando a internet da organização, elas terão as suas ações limitadas, pois não possuem os mesmos privilégios dos funcionários, e isso, consequentemente, dificulta atividades perigosas na rede.

Faça o gerenciamento dos dispositivos conectados

Cada vez mais empresas estão adotando políticas de BYOD (Bring Your Own Device), onde diversos tipos de dispositivos são aceitos na rede, inclusive aqueles que os funcionários trazem das suas casas. Para que o sinal se mantenha seguro, é preciso fazer o gerenciamento e controle desses dispositivos.

É altamente indicado utilizar uma solução de wireless que permita rastrear os dispositivos enquanto eles estão conectados na rede da empresa. Com esse monitoramento, é possível aumentar o controle do acesso à conexão e identificar possíveis ações suspeitas de ataque.

Além disso, é importante ressaltar que outras ferramentas que se conectam à rede, como scanners e impressoras, também têm que ser monitoradas, pois, elas aumentam a vulnerabilidade do sistema. O ideal é que elas estejam conectadas em um SSID exclusivo e diferente dos outros dispositivos.

Adote sistemas de prevenção de intrusão sem fio

Também chamado de IPS, os sistemas de prevenção de intrusão sem fio funcionam como uma extensão do firewall que permite o acesso se baseando no conteúdo da aplicação e não apenas em portas ou endereço IP — como fazem os firewalls tradicionais.

A partir da adoção do IPS, a empresa também pode se prevenir contra ações maliciosas, uma vez que o acesso à rede se torna mais restrito.

Crie uma política de segurança

Uma das principais soluções para aumentar a proteção da sua rede é criar uma forte política de segurança, contendo práticas e rotinas que blindem a conexão sem fio. Algumas das condutas que podem ser implementadas são:

  • definição de atividades permitidas e proibidas dentro da rede corporativa;
  • uso de antivírus para proteger a conexão de arquivos maliciosos oriundos de pen drives e demais dispositivos;
  • criação de senhas fortes e alteradas periodicamente;
  • política de criptografia;
  • política de identidade para proteger a rede dos acessos realizados por visitantes;
  • controle de acesso remoto para colaboradores que utilizam a rede fora da empresa.

Quais são as vantagens de proteger bem a rede wireless da empresa?

É impossível realizar as atividades de uma empresa sem o uso da internet. Assim sendo, quanto mais protegida a sua rede Wi-Fi estiver, menos riscos o ambiente de trabalho sofrerá. Conheça as vantagens de proteger a rede wireless da sua organização.

Garante o bom desempenho da sua rede

Quando não há nenhum controle, a rede Wi-Fi fica completamente vulnerável, podendo sofrer ataques que comprometem o seu bom funcionamento, de maneira que as atividades diárias sejam interrompidas.

O uso de boas práticas garante a disponibilidade da rede, evitando paradas que afetam a produtividade da sua equipe.

Afasta ameaças de vazamento de dados

Os hackers podem se aproveitar da vulnerabilidade da sua rede wireless para invadi-la, entrar em sistemas importantes, sequestrar dados e pedir um resgate em troca ou, até mesmo, vazá-los. Essa última situação representa um grande perigo para as empresas, já que envolve a exposição tanto de suas informações sigilosas quanto dos dados dos seus clientes.

Ao impedir que isso aconteça, a sua companhia não passa por escândalos de vazamento de dados, que podem manchar a sua imagem no mercado, reduzir a sua credibilidade e levar à perda de clientes.

Aumenta o controle das atividades na sua rede

A ausência de monitoramento do Wi-Fi corporativo o deixa sujeito a atividades que colocam a empresa em risco. Por exemplo, os próprios funcionários podem acessar sites perigosos, que disseminem vírus que atacam os seus softwares, ou ainda, visitantes acessam a rede utilizada pela corporação, causando problemas.

Por meio da implantação das práticas de segurança específicas, você tem total controle das atividades que são realizadas na rede corporativa. Isso significa impedir que os seus funcionários façam mau uso da internet durante o expediente e também saber quais são os dispositivos que estão conectados a ela.

Caso aconteça alguma ação suspeita, a empresa terá mais facilidade para identificar de onde o ataque partiu e executar as ações necessárias para neutralizá-las.

Tomar medidas de segurança de wireless é indispensável para se prevenir contra ataques cibernéticos, de modo a manter as informações da própria empresa e dos seus clientes a salvo. Além das práticas citadas aqui, também é importante educar os colaboradores para preservarem a proteção da rede.

Quer aumentar a proteção da sua rede wireless? Entre em contato conosco e veja como podemos lhe ajudar!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This