Ataques ransomware: está cada vez pior! Saiba como diminuir os riscos - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Ataques ransomware: está cada vez pior! Saiba como diminuir os riscos

Um ataque de ransomware acontece quando um software mal-intencionado é instalado em uma estação de trabalho ou servidor, com o objetivo de criptografar os dados armazenados, fazendo com que eles se tornem inacessíveis para, então, cobrar para que eles possam ser recuperados.

O Brasil é o país que mais sofre com ransomwares na América Latina, sendo o segundo colocado do mundo no número de ataques do tipo ransomware. De acordo com a Trend Micro, entre 2016 e 2018, o total de ataques ransomware identificados no mundo foi de 1,8 bilhão. No país, a quantidade de ataques chega em torno de 10,75% das ameaças, atrás apenas dos Estados Unidos, que representam 11,05%.

O número de ataques por ransomwares continua crescendo e, com isso, a perda de dados importantes pode trazer prejuízos irreparáveis para os negócios. Sendo assim, é muito importante tomar medidas para prevenir o problema. Veja a seguir algumas ações estratégicas para evitar ataques desse tipo e manter os dados da empresa sempre seguros! Vamos lá?

Antivírus

Ter um programa antivírus instalado na máquina e mantê-lo sempre atualizado é o primeiro passo para prevenir um possível ataque de ransomware. Isso acontece por que uma boa proteção de endpoint é essencial para manter todos os dispositivos e servidores da empresa seguros, já que é capaz de detectar possíveis ameaças e bloquear arquivos infectados antes que eles causem maiores problemas.

Não se esqueça de que uma das principais formas de disseminação de ransomwares é por meio de arquivos anexos recebidos por e-mail. Então, também é importante ter uma boa ferramenta antispam.

Segmentação da rede

A segmentação de rede é uma estratégia de segurança na qual a rede da empresa é dividida em seções, onde a comunicação entre elas é controlada, de modo que os colaboradores tenham acesso somente a determinada parte dela que seja necessária para a execução de seu trabalho, como por exemplo a rede de usuários, servidores, Wi-Fi, entre outros.

Ao se instalar em um dispositivo, o ransomware é capaz de se alastrar pela rede e contaminar os outros equipamentos que também estão conectados a ela. Porém, a rede segmentada dificulta a disseminação do ransomware, já que ele não poderá afetar seções da rede diferentes daquela na qual se encontra o dispositivo onde o ataque teve início.

Análise de vulnerabilidade

Ao fazer uma análise de vulnerabilidade de sua rede, é possível identificar quais são os seus riscos atuais e quais medidas podem ser tomadas para evitar que eles tragam prejuízos para o negócio. Corrigindo as falhas de segurança encontradas, os dispositivos da empresa ficam menos suscetíveis a ameaças como um ataque de ransomware.

Políticas de segurança

Uma política de segurança da informação define normas e regulamentações para garantir a proteção dos dados da empresa. Com ela, é possível determinar níveis de acesso à informação pelos colaboradores, procedimentos de segurança para o uso dos dispositivos e funcionamento do acesso à rede, entre outras regras importantes para evitar que as informações do negócio caiam em mãos erradas. Dessa forma, os riscos de ataques cibernéticos, como os ransomwares, são diminuídos.

Backup

Os backups são uma boa opção para lidar com os problemas causados por ransomwares, já que eles permitem recuperar todos os dados importantes para o negócio após o ataque. Para que o sistema da empresa volte a operar exatamente da mesma forma que se encontrava antes do ataque e para ter a certeza de que nenhum dado foi perdido, é necessário que o backup esteja sempre atualizado.

Entretanto, é importante ressaltar que o backup não é uma ação proativa, ou seja, não é capaz de prevenir os ataques. Seu papel é o de controlar o problema depois que ele já ocorreu e minimizar os seus danos.

Infelizmente, os cibercriminosos estão sempre buscando novas formas de potencializar a eficiência dos ataques e aumentar seu alcance. Portanto, é importante obter uma consultoria especializada para instruir sobre as melhores práticas de segurança. Isso vai diminuir os riscos de um ataque de ransomware e orientar você e toda a sua equipe sobre a melhor forma de implementá-las na empresa.

Está esperando o quê? Garanta agora mesmo a segurança dos seus dados empresariais! É só entrar em contato conosco e descobrir como podemos ajudá-lo!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This