fbpx

Veja 4 fatores que afetam a produtividade da equipe de TI!

4 minutos para ler

A produtividade em TI está totalmente alinhada com a produtividade e os resultados de uma empresa. Afinal, com um setor de tecnologia produtivo, as empresas conseguem ter as diretrizes necessárias para o desenvolvimento de um trabalho mais eficiente em todos os seus âmbitos e setores.

É por isso que os gestores de TI devem sempre buscar meios para melhorar a produtividade dos seus liderados, fazendo com que o ambiente de trabalho seja propício para todos.

Veja, a seguir, 4 fatores que afetam a produtividade da equipe de TI e fique atento para a ocorrência deles na sua empresa.

1. Comunicação ineficaz

A comunicação interna é um dos principais pontos que devem ser observados nas organizações. É preciso que os líderes de TI desenvolvam meios para ter tudo muito bem alinhado.

O uso de softwares de gestão de demandas, por exemplo, facilita esse processo. Com esses programas evita-se que dois colaboradores desenvolvam a mesma atividade por engano, algo que comprometeria a produtividade do setor.

2. Ausência de feedback

A ausência de feedback também contribui para que os funcionários sejam menos produtivos. Isso se justifica porque, com a falta de um direcionamento, eles podem acreditar que estão fazendo tudo corretamente e sendo produtivos, quando na verdade não estão.

Se não forem avisados dos problemas em suas condutas, não terão como mudar. Por isso, o líder de TI deve ter uma proximidade com os seus colaboradores e sempre seguir a cultura do feedback.

3. Falta de treinamento

Também é muito importante que os gestores de TI proporcionem treinamentos adequados para o seu time. A área de tecnologia é muito dinâmica e novidades surgem a praticamente todo instante. Logo, os profissionais que não se atualizam constantemente, acabam se tornando defasados.

A falta de treinamento pode fazer com que os colaboradores tenham dificuldades em executar atividades simples, o que compromete a produtividade.

4. Excesso de reuniões

Que atire a primeira pedra quem nunca foi a uma reunião que poderia ser um e-mail, não é mesmo? É claro que os encontros, sejam eles presenciais ou em vídeo, são importantes em muitos momentos, mas nem sempre isso é verdade.

Em muitos casos, as reuniões são feitas em excesso, para debater assuntos sem necessidade, que poderiam ser rapidamente respondidos por e-mail ou por meio de mensageiros eletrônicos.

Extra: como contornar os problemas de produtividade em TI

Tendo o conhecimento de quais são os fatores que afetam a produtividade em TI, convém que você busque meios para que eles sejam combatidos na sua empresa. A principal ação a ser tomada é motivar os colaboradores, bem como valorizá-los. Isso é algo que não pode ficar de fora do seu planejamento estratégico.

Quando os profissionais estão felizes no trabalho e se sentem reconhecidos, eles tendem a produzir mais e melhor. De tal maneira, todos saem ganhando, já que as organizações serão mais produtivas no setor de TI, o que também reflete em melhorias nas outras áreas.

Esperamos que o nosso conteúdo tenha sido útil, para que você possa identificar e combater os fatores que afetam a produtividade da equipe de TI na sua empresa.

Curta a nossa página no Facebook e receba mais informações relevantes na sua linha do tempo.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This