Planejamento estratégico de TI: conheça seus maiores benefícios - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Planejamento estratégico de TI: conheça seus maiores benefícios

 

O bom funcionamento do setor de TI é vital para o sucesso das empresas, já que elas dependem cada vez mais da tecnologia para a execução das suas atividades. Levando isso em consideração, estabelecer um planejamento estratégico de TI é imprescindível para organizar e utilizar melhor os seus recursos tecnológicos.

Basicamente, o planejamento estratégico de TI é um processo de gestão usado pelas empresas para analisar as suas condições internas e externas, a fim de assegurar decisões mais acertadas, além de preservar a sua segurança. Quando feito de maneira eficiente, ele permite o alinhamento das suas ferramentas com os objetivos comerciais do negócio.

Quer saber mais? Acompanhe, a seguir, quais são os benefícios de fazer um planejamento estratégico de TI!

Reduz custos

A partir desse planejamento, a organização tem um controle mais efetivo dos custos gerados pelo departamento, podendo alinhar os investimentos conforme os seus objetivos.

Uma vez que tem à disposição um planejamento bem definido, claro e detalhado, o gestor de TI consegue atuar melhor na automatização de processos, identificando em quais serviços você pode investir. Assim, é possível integrar a disponibilidade das soluções, monitorando e administrando as aplicações para obter melhorias.

Otimiza o tempo

A agilidade organizacional é um ponto de extrema relevância para um planejamento estratégico de TI eficiente. Isso porque ela permite que as companhias respondam de maneira rápida às mudanças.

Nesse contexto, usar a Tecnologia da Informação estrategicamente deixa o seu negócio bem mais ágil e resiliente, haja vista que as tecnologias ajudam na realização de processos e projetos.

Melhora a comunicação interna

Construir um planejamento adequado ajuda a equipe a compreender qual é o seu papel dentro da empresa. Com isso, os seus colaboradores sabem com exatidão quais são os impactos das suas atividades no negócio, analisando melhor os resultados. Assim, a tendência é que os profissionais se sintam mais motivados, pois terão acesso a informações palpáveis.

Portanto, a área de TI terá maior visibilidade na empresa, sendo vista como um instrumento para a comunicação direta do departamento com o restante da organização, contribuindo para o alcance dos resultados esperados, além de organizar a governança como um todo.

Traz vantagem competitiva

Se feito corretamente, o planejamento estratégico reflete de forma positiva a performance do negócio no mercado.

As empresas que têm um setor de TI sem gestão geralmente apresentam mais dificuldade para entregar os resultados requisitados pelos seus clientes. Enquanto aquelas que contam com um departamento maduro e bem gerido trabalham justamente para entregar resultados de excelência, assegurando a satisfação dos seus clientes.

Aumenta a produtividade da equipe

Por meio das ações mais bem planejadas da equipe de TI, os esforços dos departamentos são integrados, agilizando e otimizando os processos corporativos. Logo, a produtividade do seu time será elevada significativamente, o que acontece a partir de flexibilizações que trazem ajustes que compreendem as necessidades da empresa.

Como você viu, o planejamento estratégico de TI pode impulsionar o seu negócio. Para implementá-lo, é necessário começar definindo os objetivos do plano, analisar o ambiente atual, mapear quais são as soluções tecnológicas disponíveis, definir as estratégias de TI, criar o plano de execução e monitorar os ajustes.

Por fim, saiba que o ideal é que as suas estratégias sejam factíveis, executáveis e desejáveis.

Quer melhorar os resultados do seu TI? Entenda como conseguir isso com governança de TI!

 

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This