Por que a tecnologia da informação para pequenas empresas importa? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Por que a tecnologia da informação para pequenas empresas importa?

Apesar de muitas vezes ser negligenciado por falta de dinheiro ou conhecimento, o investimento em tecnologia da informação para pequenas empresas é um fator que influencia diretamente no seu sucesso. Isso porque a transformação digital é vista como um elemento indispensável para o crescimento e a continuidade dos negócios, principalmente devido às mudanças nas necessidades dos clientes.

As inovações tecnológicas transformaram o cenário no qual os empreendimentos estão inseridos. Na atualidade, não só as demandas são diferentes, mas também as alternativas e os meios disponíveis para atendê-las e promover a satisfação dos clientes.

A adoção da TI permite que as empresas de pequeno porte otimizem os seus recursos e o desempenho dos seus colaboradores, melhorando os processos do negócio e a comunicação por meio de práticas que são testadas e aprovadas. Quer saber mais? Confira, abaixo, como investir em TI e quais são as vantagens dessa decisão!

Como fazer o investimento em TI?

Antes de qualquer coisa, para implementar as soluções de TI, é preciso analisar as necessidades e especificidades da empresa. Por exemplo, os empreendimentos que prestam serviços devem apostar na experimentação, almejando processos e propostas que agradam mais o público consumidor. Para isso, há que se observar os custos, a velocidade e a melhoria que serão proporcionados.

Além disso, também é importante traçar estratégias para essa transformação. Isso inclui estabelecer foco, metas, uma cultura organizacional com objetivo de inovar e uma estrutura financeira para atender aos requisitos da tecnologia da informação.

Para montar a estrutura em TI necessária para a realização das tarefas cotidianas da pequena empresa, adotar os sistemas mais modernos do mercado e utilizá-los com eficiência, uma opção são as empresas especializadas em consultoria, monitoramento e infraestrutura de TI, que ajudam na escolha e na utilização das melhores práticas da área.

Quais são as vantagens de uma boa estrutura de TI nas pequenas empresas?

Se você está administrando uma pequena empresa ou um empreendimento de médio porte, é crucial saber que, nos tempos atuais, a performance dos negócios está relacionada à sua capacidade de manter os sistemas de tecnologia da informação e operar com máxima eficiência. Descubra, a seguir, esse e outros benefícios da TI para pequenos empresários.

Aumenta a segurança das informações

Um dos grandes desafios das empresas, mesmo das pequenas, é manter as suas informações seguras, uma vez que o roubo de dados é uma ameaça comum devido às ações dos hackers na internet. Não ter ferramentas tecnológicas que combatam esse problema deixa os seus dados e os dos clientes ainda mais expostos a esse risco.

Com o uso das soluções de TI, você ganha mais segurança para as suas operações, pois terá uma área que assume essa responsabilidade de maneira estratégica, o que é feito a partir do monitoramento dos sistemas e da criação de uma política de segurança e apoio aos usuários.

Reduz custos

Quando são geridas corretamente, as melhorias trazidas pela tecnologia da informação resultam na redução dos custos operacionais. Dessa forma, com a integração dos departamentos proporcionada pela tecnologia, há mais tempo para dedicar-se às tarefas estratégicas, enquanto as atividades operacionais ficam por conta das soluções tecnológicas.

A automatização das tarefas permite que os profissionais cometam menos erros e tenham menos retrabalhos. Some-se a isso o aumento da mobilidade e a disponibilidade — possibilidade de trabalho home office, por exemplo, gera redução de custos para o caixa da empresa.

Melhora as tomadas de decisão

Outra vantagem importante da TI é a possibilidade de obtenção, estruturação e análise de dados. Com isso, esse departamento pode gerar relatórios com padrões de comportamento dos usuários, clientes, parceiros comerciais e, até mesmo, dos concorrentes.

Uma vez que se tenha essas informações em mãos, o seu negócio fica mais bem preparado para tomar decisões inteligentes. Sem falar que isso também abre oportunidades para que você analise as necessidades do seu público a partir dos dados colhidos e proponha novos serviços ou produtos.

Otimiza o desempenho da sua equipe

As ferramentas tecnológicas auxiliam no planejamento e na execução dos projetos, evitando que eles se tornem situações problemáticas. A comunicação passa a ser mais rápida e eficiente, bem como a colaboração entre a equipe e gerentes é facilitada.

Diante disso, a realização dos projetos fica mais fácil e prazerosa para os colaboradores, pois as atividades são padronizadas, diminuindo as possibilidades de erros e ampliando as de acertos.

Investir em tecnologia da informação para pequenas empresas impacta positivamente todos os setores do negócio, criando procedimentos e rotinas mais inteligentes, que aumentam a sua produtividade e o alcance de bons resultados.

Está em busca de soluções em TI? Saiba por que terceirizar a segurança da informação da sua empresa!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This