Os desafios da inovação e transformação digital nas corporações. - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Os desafios da inovação e transformação digital nas corporações.

Ideias que passam a ser brilhantes.

Com a aprendizagem que estamos tendo a cada evolução e desenvoltura dos temas Inovação, Transformação Digital, Inteligência Artificial e Iot, um complexo emaranhado de situações começam a tomar rumo nos processos operacionais das Corporações e Instituições de Ensino.

Num primeiro momento tudo é muito complexo levando em conta a questão de que tudo está perfeito e sempre deu certo e por que tem que mudar agora. Os profissionais dos tempos atuais vivem um momento diferente com novos conceitos e não se apegam ao passado, vivem com atitudes pontuais e buscam resultados realistas por aquilo que está em evidencia no momento.

É com essa capacidade de transformação que empresas de tecnologia como Microsoft, IBM, Facebook, Google, Amazon, Apple, Cisco, entre outras gigantes estão com pensamentos e sentimentos voltados para projetos considerados como fora da caixa, ou seja essa preocupação não está na questão do produto final de consumo que possa substituir algo obsoleto e sim na forma pela qual o usuário final vai lidar e beneficiar o seu dia ou trabalho de forma que ele tenha mais conhecimento dos dados e informações que são gerados eletronicamente de forma consolidada para auxiliar nas tarefas do dia a dia.

  • A exemplo disso foi a criação do Watson da IBM que está sendo implementado no segmento educacional para aprendizagem profunda personalizado o ambiente integrado como o de educação à distância auxiliando os alunos nas questões complicadas e corriqueiras de forma que o professor esteja sempre presente na sua audição ou visão de vídeo pelo tempo que achar necessário. Isso só é a parte inicial de toda esta mudança.

Outros modelos de negócios também estão sendo desenvolvidos pata atender diversos segmentos de forma que a máquina possa ser mais útil a serviço do homem. A robótica é um exemplo disso, a máquina apresenta o estado de precisão conforme a ação da aplicação na qual ela deverá ser utilizada.

  • Uma cirurgia feita por robótica atinge o grau de perfeição que por muitas vezes o médico pode não ter, armazena e transfere suprimentos de estoques verticais com mapeamento eletrônico para a guardar e organizar facilitando a logística de entrega e isso já é uma realidade no mercado.

Uma coisa é certa, os novos conceitos estão mexendo com todos, principalmente em negócios onde há uma força tarefa que precisa passar por uma reestruturação do planejamento rapidamente para que as empresas venham eliminar as barreiras e acelerar o processo de aproximação com o consumidor final.

Por outro lado, o processo de inovação já vem acontecendo há algum tempo e vem mudando a rotina diária naturalmente, ou seja, aquela ideia de lançamento de um produto ou serviço não será mais estressada para chegar a sua maturidade, hoje ela passa a ser substituída e inovada por uma a cada 1 minuto, 1 dia ou em uma semana e tudo isso acontece conforme a mudança do comportamento do estado de espirito do usuário, a exemplo disso são os portais institucionais que conforme a dinâmica da empresa, apresentam novidades cada vez mais constantes e próximas das necessidades dos usuários onde ele quer que esteja.

Para conhecer ou pouco mais de toda essa parafernália, o que era simplesmente um BI (Business Intelligence), hoje passou a ter a companhia do BigData que em conjunto com a massa de dados as pessoas passam a ser analisadas de forma diferenciada na qual  se define o padrão de apresentação e exposição do produto a ser oferecido ao usuário para satisfazer o seu desejo de consumo, ou seja estamos ouvindo via sistema e se aproximando da necessidade do que o ser humano precisa através dos pensamentos e gostos.

Entendemos também que a capacidade das pessoas está em pensar e reagir olhando para um raio de 360º graus, onde não somente o negócio deve caminhar, as inovações são ágeis e, mesmo que haja buracos e arestas na sua execução, elas são deixadas de lado do ponto de vista funcional seguindo em ajustes pontuais até chegar ao desejado, afinal de contas a empresa tem história de trabalhos com o cliente e isso jamais deverá ser desconsiderado.

Nós como mentores e incentivadores desta nova geração, temos o momento para influenciar e resgatar esses valores da equipe de atuação onde cada elemento dentro de sua especialidade e capacidade produtiva possa participar e contribuir com a construção do novo modelo que deverá ser simples, prático e inovador para fechar as pontas de um processo de transformação.

 

Dalton Quadros

Gerente corporativo de TI na DBQ Consult e Membro do Corpo Docente da Universidade Mogi das Cruzes, com mais de 30 anos na área de TI, sendo 19 anos no segmento educacional. Sólida experiência como Diretor e gerenciamento de TI nas áreas de Processos, Sistemas, Governança, Operação de infraestrutura, Telecomunicações, Banco de dados, Transformação de negócios em ambientes digitais e atuação com startups.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This