O poder e a facilidade do código QR-Code - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
O poder e a facilidade do código QR-Code

Não é de hoje que o código QR-Code, aquele quadrado cheio de quadradinho por dentro vem mudando conceitos de processos na leitura e interpretação de dados, acessos e outros instrumentos dando lugar a usabilidade perante aos diversos tipos de serviços utilizados pelos inúmeros segmentos de mercado corporativo e educacional.

QR-Code: É um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado por qualquer dispositivo com câmera.

A cada dia que se passa novos processos e produtos são desenvolvidos e passam a incorporar deste conceito integrando funcionalidades de leitura de identificação a qualquer tipo de sistema. Atividades corporativas que eram realizadas manualmente passaram a ter outro formato com a sua chegada. Diversos serviços passaram a ser automatizados gerando controles precisos e até transações de pagamentos entre outras atividades que requerem uma leitura dinâmica em grande escala absorveram o conceito de forma simples e descomplicada.

O código de barras tradicional vem saindo de moda com a velha tecnologia em função de sua limitação técnica e resistência de leitura por diversos tipos de equipamentos tornando-os defasados e obsoletos dando lugar a novos métodos digitais com inovações.

Na carona da transformação digital onde os projetos começam a ser ágeis, gera-se economia baseada no consumo.

A exemplo é a troca do papel “cartão de visita” pelo código QR-Code. Seus dados não precisam mais serem impressos, eles podem ser convertidos no código e armazenado como foto na pasta de imagem do seu celular. Na relação comercial o seu código pode ser lido pela câmera do celular do cliente ou fornecedor e transferido eletronicamente para a lista de contatos sem a necessidade de digitação.

É com essa simplicidade que as mudanças estão transformando os processos em ações digitais. Já são milhares de aplicações que passam a absorver este conceito em suas rotinas de trabalho no dia-a-dia gerindo funções que passaram a ser automatizadas:

Exemplos de aplicações que já estão em pelo uso pelo mercado:

Bancos e Instituições financeiras, o código serve para identificar e registrar o acesso do usuário ao portal assim como para finalizar o pagamento de uma conta ou transferência de valor.  As bikes de aluguel ou patinetes que estão espelhados pelas ruas da cidade utilizam-se do código para identificar o veículo e a sua localização e assim que o usuário registrar a leitura do código no aplicativo inicia-se a cobrança pelo tempo de uso, Geradores de Url´s de sites, acesso a serviços, senhas e download de músicas, programas entre outros.

Já as universidades estão adotando o QR-Code para identificar e controlar as passagens dos alunos e visitantes pelas catracas de acesso ao campus. Processo esse gera maior segurança de quem transita; Chamadas da lista de presença de alunos nas salas de aulas já são substituídas pela leitura do QR-Code pelo próprio aluno, gerado especialmente para aquela aula e professor e integrado ao sistema acadêmico.

Com essa implementação o tempo de aula ministrada pelo professor aumentou em 20 minutos na escala de tempo e todos passam a ficar mais focados no tema do conteúdo programático.

As indústrias que estão em constantes mudanças, passam a controlar seus estoques físicos por meio de robôs que são programados a fazer a leitura e a identificação física com o QR-Code gerando maior flexibilidade na cadeia de suprimentos, patrimônio, etc.

Para fechar, sua CNH já é digital e, aqueles que se utilizam do atendimento via WhatsApp no celular, agora já pode compartilhar a mesma troca de comunicação com o seu desktop fazendo somente a leitura e identificação através deste código.

Esse processo como todos os anteriores trazem mudanças significativas nas corporações, a economia de escala de custos é cada vez mais notável, com agilidade e redução de tempo a mobilidade que essa sistemática proporciona aos negócios são fundamentais para o crescimento, basta fazer a leitura do código e obter a resposta imediata.

 

Dalton Quadros

Gerente corporativo de TI na DBQ Consult e Membro do Corpo Docente da Universidade Mogi das Cruzes, com mais de 30 anos na área de TI, sendo 19 anos no segmento educacional. Sólida experiência como Diretor e gerenciamento de TI nas áreas de Processos, Sistemas, Governança, Operação de infraestrutura, Telecomunicações, Banco de dados, Transformação de negócios em ambientes digitais e atuação com startups.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This