fbpx

O novo normal e as vulnerabilidades na segurança de dados pessoais

3 minutos para ler

O termo “novo normal” se popularizou baseado na grande esperança que temos sobre o retorno de nossas rotinas cotidianas, que eram relativamente normais antes da pandemia. Empresas inteiras se movimentaram para se adequar ao home office e suas peculiaridades, com o objetivo de contribuir com o isolamento social e diminuir os riscos de expansão do COVID-19 por um certo período, que ainda hoje é desconhecido o seu prazo final.

Com toda essa movimentação e preocupação, surgiram outras dúvidas referente ao que estava acontecendo em paralelo. Afinal, o mundo não para, principalmente o mundo dos negócios. Como ficariam os processos, acordos, planejamentos e projeções? Era sim, uma incerteza, e ainda é! Mas a realidade é que não podemos parar e esperar tudo passar. Agora tudo está se encaminhando ao novo normal, ou seja, precisaremos aprender a se adaptar e seguir nossas vidas com os novos hábitos.

No meio corporativo foi literalmente um caos. Adaptações ao home office, redução da carga horária de trabalho, com os prejuízos vieram até cortes de salários e redução do quadro de colaboradores. O problema é que, além da batalha contra os vírus que afetam as pessoas, agora precisamos nos alertar também aos que afetam o mundo digital. Golpes e roubo de dados através de ransomware e phinshing aumentaram drasticamente surfando na onda e se aproveitado do tema caótico “coronavírus” e a fragilidade atual da população.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) foi uma das principais questões abordadas no âmbito do mercado, justamente porque os processos de adequação foram abalados com a chegada da pandemia. A ordem atual é a sobrevivência em primeiro lugar. Mas como ficaria isso tudo? Um dia tudo irá voltar ao seu mais que perfeito normal, aliás, ao “novo normal”.

Como a Lei se adequaria à esse novo normal?

O que você irá fazer para se adiantar e diminuir os impactos negativos, que por sinal, já são enormes?

A integridade dos dados foi afetada e com isso vieram diversas vulnerabilidade, principalmente quando pensamos em disponibilizar acesso remoto. Existem diversos planos de contingência para usar dispositivos e acessar base de dados remotamente, mas a comodidade do uso dos dispositivos corporativos em casa para usos pessoais, vem crescendo também. Afinal, é muito mais cômodo usar um só aparelho para tudo.

A preocupação cresce justamente por termos uma percepção de falta de controle quando as coisas não estão próximas aos nossos olhos. Como os gestores podem gerenciar isso tudo?

Surgiram pesquisas inclusive citando a possibilidade das empresas não voltarem mais para os escritórios e manterem o home office como atividade padrão. Se isso realmente acontecer, qual será o seu cenário? Caos ou tranquilidade?

Estamos aqui exatamente para isso, para tranquilizá-lo. Prover um ambiente de segurança mesmo em aspectos remotos, é a nossa especialidade. A Athena Security tem como objetivo, manter seus dados seguros e por isso provemos diversas soluções e estratégias de compliance que podem te auxiliar nesse grande desafio.

Foque suas forças em seu cor business e deixe o que é referente à proteção dos seus dados, conosco. Afinal, estamos todos juntos nessa.

Entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas em segurança de dados.

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe um comentário

Share This