Como usar o monitoramento de TI para criar um plano de capacidade? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Como usar o monitoramento de TI para criar um plano de capacidade?

A Tecnologia da Informação tornou-se um recurso de extrema relevância para as empresas alcançarem resultados expressivos. Mas, para que isso seja possível, é essencial montar um plano de capacidade de TI, que é responsável por verificar se a infraestrutura da área, como redes de dados, servidores e equipamentos responsáveis pelo desempenho do ambiente, está preparada para comportar as estimativas de crescimento do negócio.

Esse planejamento é importante para identificar gargalos e indicar investimentos que promovam a melhoria dos serviços e do relacionamento com os clientes. Com isso, a sua empresa pode evitar gastos desnecessários, economizar por meio da aquisição de equipamentos e sistemas mais eficientes, tomar ciência de como os softwares impactam o funcionamento das suas tarefas, e saber se a capacidade atual atende à demanda da organização.

Para elaborar o plano de capacidade de TI, a empresa tem que considerar dados sobre os seus processos, recursos humanos, serviços e parceiros. Para isso, há que se monitorar a infraestrutura utilizada no momento. Quer saber como? Veja, abaixo, como usar o monitoramento de TI para essa finalidade!

Utilize informações do monitoramento

As informações obtidas pelo monitoramento de TI precisam ser analisadas para descobrir o que está funcionando ou falhando na área. Isso permite a criação de boas práticas e melhorias para a gestão.

Ao monitorar os recursos atuais, a empresa pode entender como as atividades do negócio estão consumindo os serviços de TI. Assim, pode-se compreender, por exemplo, quantos recursos são exigidos pela TI, toda vez que um sistema novo é implantado ou novos colaboradores são contratados.

Para a utilização correta desses dados, a empresa deve ter à sua disposição uma equipe qualificada, que acesse as informações de alta relevância com o intuito de aperfeiçoar os serviços de TI como um todo.

Confira o padrão de atividades

O estudo do padrão das atividades da companhia pode ser usado para prever a capacidade de negócio. Portanto, confira a frequência, carga e demais informações das tarefas executadas internamente e que utilizam as ferramentas de TI.

Dessa forma, você descobre como a área de negócio deverá ser auxiliada para melhorar e comportar a demanda existente. Para esse estudo, o ideal é definir tópicos com uma escala de tempo apropriada para a área do negócio: hora/dia/mês. Por exemplo, cem mil vendas por mês, com aumento de 60% no final do ano.

Enumere os componentes de TI

Para detalhar o plano de capacidade, defina as capacidades exigidas em softwares, hardwares, processos, terceirizações e pessoas. Diante disso, a empresa tem condições de definir quais são os componentes de TI necessários para manter os serviços funcionando.

É crucial justificar cada previsão, seja de ferramentas, equipamentos ou treinamentos para funcionários. Essa medida influencia diretamente na eficiência das atividades prestadas pela organização.

Documente os dados do monitoramento

Todos os dados do monitoramento têm que ser devidamente documentados em relatórios, que são de grande utilidade para garantir a precisão das previsões da gestão e demandas e para elaborar ações estratégicas de maior eficácia para a área de TI.

Devido ao grande volume de informações a serem observados no monitoramento de TI, a empresa pode ter certa dificuldade para criar o seu plano de capacidade. Para superar esse desafio, você pode contratar empresas de monitoramento que tem mais experiência de mercado, as ferramentas certas e profissionais capacitados para coletar as informações e utilizá-las com maiores índices de acertos.

Precisa dessa ajuda? Entre em contato com a Athena Security de descubra o que podemos fazer por você!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This