Monitoramento de TI: 4 motivos para contratar na sua empresa - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Monitoramento de TI: 4 motivos para contratar na sua empresa

Na atualidade, o setor de Tecnologia da Informação das empresas não cuida somente da infraestrutura de informática ou age apenas em casos de falha de sistemas e equipamentos. As equipes da área executam diversas funções operacionais e estratégicas, o que faz com que o monitoramento de TI seja um grande aliado dos gestores para atender as demandas da organização.

Devido ao volume de atividades executadas pela TI, é fundamental ter uma infraestrutura com alta capacidade de processamento e o máximo de controle. Ao monitorar esse setor com ajuda especializada, é possível garantir que todos os serviços sejam prestados com qualidade e segurança, mantendo um bom nível de produtividade e o sigilo das informações internas.

Confira abaixo quais são as vantagens de contratar o monitoramento de TI na sua empresa!

1. Facilidade para identificar padrões e necessidades

O monitoramento dos serviços de TI fornece informações que ajudam a identificar os padrões de consumo de cada recurso do setor, de modo a alertar os gestores sobre a necessidade de ampliar a estrutura e realizar novos investimentos nas áreas mais vulneráveis.

Além disso, quando necessário, o gerenciamento pode emitir alertas ao detectar que um serviço atingiu um valor que possa prejudicar o seu funcionamento. Por exemplo, quando a capacidade de armazenamento de um servidor está próxima de ultrapassar seu limite.

2. Direcionamento correto de investimento

A partir dos alertas sobre as carências identificadas na área e dos relatórios de desempenho, os gestores de TI possuem informações suficientes para direcionar os investimentos da empresa de acordo com as necessidades de atualização ou ampliação de cada recurso utilizado na prestação do serviço.

Dessa forma, é possível ter mais precisão na hora de agir nas suas dores, ou seja, de solucionar os seus problemas, o que é fundamental para ganhar mais praticidade e agilidade na execução das atividades. Esse procedimento também pode evitar que o dinheiro da organização seja empregado de maneira inadequada ou que não traga os resultados esperados.

3. Manter o negócio funcionando e melhoria no desempenho

Mais do que evitar transtornos, ao monitorar as atividades de TI você também assegura que todos os recursos funcionem a todo vapor, identificando possíveis falhas que estejam afetando negativamente o desempenho de algum componente da sua rede.

Muitos usuários costumam reclamar da lentidão dos equipamentos ou sistemas. O gerenciamento de TI usa ferramentas apropriadas para identificar gargalos tanto no software quanto no hardware.

Assim, com o bom desempenho dos serviços de TI, a produtividade dos funcionários é impactada positivamente, uma vez que eles têm acesso a recursos em boas condições de uso, que não oferecem riscos e nem atrapalham suas operações.

4. Manter-se atualizado

Contar com o auxílio de equipamentos de última geração e manter o seu sistema atualizado são fatores preponderantes para que as atividades de TI sejam desenvolvidas com eficiência e qualidade. Por meio do monitoramento do setor, os gestores são orientados sobre a necessidade de recorrer a novas tecnologias para que o bom desempenho das funções seja preservado.

Organizações que não monitoram o hardware utilizado no seu parque tecnológico correm o risco de não estarem preparadas para enfrentar problemas quando houver necessidade de migrar para uma versão mais recente.

O serviço de monitoramento de TI tem conquistado cada vez mais espaço no mercado. Afinal, como podemos ver, ele é capaz não só de evitar incidentes que prejudiquem a empresa, mas também de melhorar a sua produtividade e resultados no geral.

Quer saber mais sobre o monitoramento de TI? Entre em contato com a Athena Security e descubra o que podemos fazer por você!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This