Metodologias Ágeis: o que são e como implementá-las nos projetos? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Metodologias Ágeis: o que são e como implementá-las nos projetos?

As metodologias ágeis existem desde a década de 90. Entretanto, nos últimos anos, têm sido cada vez mais abordadas quando o assunto é gestão de projetos, principalmente na área de tecnologia da informação.

Se você deseja descobrir o porquê desse sucesso, então, não perca este post! A seguir, apresentamos o que são as metodologias ágeis, quais seus benefícios para a gestão de projetos e como implementá-las. Confira!

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis são um conjunto de métodos que tem como objetivo acelerar os processos nas empresas, principalmente na área de tecnologia. Os métodos ágeis são modelos de suporte à gestão de projetos que surgiram em oposição aos modelos tradicionais de desenvolvimento, que eram considerados burocráticos e lentos.

Quais os benefícios de utilizar metodologias ágeis nos projetos da empresa?

O conceito de metodologia ágil tem sido cada vez mais difundido nas empresas — e as razões para isso são várias. Algumas delas são as entregas rápidas e o maior controle sobre as partes, já que os projetos são divididos em ciclos.

Essa divisão permite que as etapas sejam bem definidas, principalmente no Scrum, que conta com reuniões de planejamento em cada ciclo. Dessa maneira, cronograma e custos são melhor previstos e os riscos são amenizados.

Os escopos bem definidos também garantem maior cooperação entre as equipes que se tornam mais motivadas por conta dos objetivos claros, além de qualidade e agilidade na entrega. Tudo isso também significa aumento de produtividade e redução de custos.

Quais os principais tipos de metodologias ágeis?

Agora que você sabe o que são metodologias ágeis, os motivos pelos quais elas são utilizadas e os benefícios que proporcionam aos projetos, confira a seguir os principais tipos de métodos ágeis utilizados atualmente.

Framework Scrum

O Scrum é o método ágil mais utilizado, pois pode ser aplicado em diferentes tipos de trabalhos e permite um gerenciamento completo do projeto. Trata-se de um framework que divide a demanda em ciclos que podem durar de uma a quatro semanas.

Esses períodos são chamados de sprints. Eles sempre começam com uma reunião de planejamento e terminam com uma revisão para apresentar os resultados e refletir sobre os processos a fim de melhorá-los.

Feature Driven Development (FDD)

Esse método também se baseia na divisão do projeto em fases. Porém, ele é mais utilizado no desenvolvimento de produtos do que na gestão do projeto. Dessa maneira, o FDD pode ser integrado ao Scrum, que tem foco no planejamento e no desenvolvimento, para uma visão mais completa.

Dynamic System Development Model (DSDM)

Esse método ágil é aplicado em projetos com prazos curtos e orçamentos fixos. Diferentemente de outras metodologias, ainda que seja possível modificar as funcionalidades no DSDM, os prazos devem ser mantidos.

Microsoft Solutions Framework (MSF)

Da mesma forma que o Scrum, esse método ágil tem foco na gestão do projeto. Por outro lado, ele é mais utilizado para o desenvolvimento de soluções com equipes reduzidas e com foco na redução de riscos.

eXtreme Programming (XP)

Assim como o FDD, o eXtreme Programming tem foco no desenvolvimento das soluções. Esse método ágil se baseia nos pilares economia de recursos, qualidade do produto final e agilidade no desenvolvimento.

Como implementar o uso de uma metodologia ágil nos projetos?

O primeiro passo para implementar o uso de metodologias ágeis nos projetos da sua empresa é a definição de qual método usar. Como falamos, o Scrum é um dos mais utilizados e permite um gerenciamento completo do planejamento e da execução dos projetos.

Em seguida, é importante garantir que toda a equipe conheça os conceitos da metodologia escolhida, como sprints, scrum master e product owner, no caso do Scrum. Para dar início ao uso da metodologia, sugerimos começar com projetos mais simples até que os conceitos sejam assimilados.

Nesse post, você descobriu o que são metodologias ágeis, quais são seus benefícios e os métodos mais utilizados, além de conferir algumas dicas para implementar essa ferramenta nos seus projetos e tornar a gestão de TI mais eficiente.

Gostou do post? Então, siga nossas redes sociais e receba mais informações como essas. Estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn e no Twitter!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This