Machine Learning: o que é e como tem impacto no mercado? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Machine Learning: o que é e como tem impacto no mercado?

O conceito de Machine Learning não é exatamente novo. Entretanto, com o avanço de tecnologias como Big Data, mineração de dados e Inteligência Artificial, esse tema tem ganhado cada vez mais destaque nas empresas.

Se você deseja saber o que é Machine Learning e qual a sua importância para o mundo dos negócios, não perca o post a seguir. Nos próximos tópicos, apresentaremos tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Confira!

O que é Machine Learning?

Machine Learning — ou “aprendizado de máquina”, em tradução livre para o português — é a capacidade de autoaprendizagem de um sistema computacional. Isso significa que a máquina é capaz de analisar dados, desenvolver modelos analíticos, aprender e se desenvolver de forma autônoma, sem a intervenção de um programador.

Essa é uma subárea da Inteligência Artificial (AI) que pode ser utilizada em diferentes situações, como decisões sobre investimentos no mercado de ações, indicação de produtos com base no histórico do consumidor e até mesmo criação de carros que não precisam de motoristas.

Tipos de Machine Learning

Existem dois tipos de Machine Learning. No aprendizado supervisionado, a máquina é “treinada” para analisar informações de acordo com saídas já previstas. É o caso, por exemplo, de indicar ao sistema alguns comentários positivos, negativos e neutros e depois deixar que ele classifique novas entradas automaticamente com base nessas indicações.

No aprendizado não-supervisionado, por outro lado, a máquina encontra padrões e relações automaticamente, sem que haja uma orientação prévia. Como exemplo, imagine entrar com textos de diferentes assuntos em um sistema e ele categorizá-los em grupos de acordo com seus temas.

Qual a importância do Machine Learning para os negócios?

Agora que você sabe o que é Machine Learning e quais os tipos de aprendizado de máquina existentes, descubra a seguir os benefícios que essa tecnologia pode gerar no ambiente corporativo.

Melhor tomada de decisões

Sem sombra de dúvidas, uma das melhores vantagens do Machine Learning para os negócios é a capacidade de subsidiar as tomadas de decisões das lideranças com dados mais precisos. Afinal, os algoritmos podem prever cenários de maneira muito mais correta e rápida que os humanos.

Maior produtividade

Outro benefício é o aumento da produtividade. As máquinas podem realizar rapidamente e com menos chance de erros as atividades que os humanos levariam horas para executar. Sem falar que podem fazer isso de forma automática, permitindo que os funcionários se dediquem a outras atividades.

Mais eficiência

Como o Machine Learning oferece informações e previsões precisas, as empresas ganham recursos para agir de maneira mais inteligente e eficiente. É uma ação importante para traçar estratégias mais adequadas para atingir os objetivos da organização.

Redução de custos

Mais produtividade e eficiência e melhor tomada de decisões impactam diretamente na redução de custos da organização. Sendo assim, a possibilidade de economia e de otimização dos gastos é mais um benefício que a implementação do Machine Learning pode gerar para as empresas, que mostra-se uma tecnologia com excelente custo-benefício.

Neste post, você aprendeu o que é Machine Learning e quais benefícios essa tecnologia pode gerar para os negócios. Com o grande número de informações e dados que circulam atualmente na sociedade, empresas de diferentes setores já utilizam o Machine Learning para crescerem. Implementar essa tecnologia é fundamental para estar de acordo com essas novas condições do mercado.

Gostou do post? Então, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das melhores dicas e tendências do universo da tecnologia!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This