Como ter uma gestão inovadora de TI? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Como ter uma gestão inovadora de TI?

A sua empresa tem uma gestão inovadora de TI? Mesmo que a sua reposta tenha sido positiva, é importante que algumas questões sejam levantadas. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a gestão de TI é caracterizada apenas por utilizar tecnologias de ponta.

Uma gestão inovadora de TI é aquela que tem um pensamento arrojado, que age estrategicamente para a realização dos procedimentos de uma empresa, tendo nos equipamentos e recursos tecnológicos apenas um meio para tornar isso possível.

Para que você saiba mais sobre como ter uma gestão inovadora de TI, nós elencamos algumas dicas básicas, envolvendo situações ou exemplos que comumente acontecem nas organizações. Continue a leitura e confira!

Foque mais em conhecimento e menos em competição

O cofundador do sistema de pagamentos on-line PayPal, Peter Thiel, defende a tese de que quanto mais alguém compete no setor de TI, mais se torna parecido com os outros, de modo que a inovação não ocorre.

Para Thiel, em vez de os gestores estimularem a competição entre os profissionais de TI, devem instigar o conhecimento. Seja por meio de uma pós-graduação, da leitura de livros ou artigos da área, entre outras formas. Assim, os colaboradores devem sempre buscar a renovação de seus conceitos.

Ao gestor de TI, cabe analisar quais dos seus subordinados têm mais sede por conhecimento e mais se destacam buscando alternativas inovadoras, priorizando essas pessoas quando for necessário designar um trabalho mais específico ou uma promoção.

Invista no desenvolvimento dos colaboradores

Martha Gabriel, conceituada estudiosa da internet e dos meios digitais e autora de livros como Marketing na era digital, tem uma frase que diz que “para não ser substituído por um robô, não seja um robô”.

Isso quer dizer que, por mais que a tecnologia avance e os processos sejam cada vez mais robotizados, sempre haverá uma pessoa por trás das estratégias. Além disso, os serviços ou produtos oferecidos por uma empresa também são destinados a pessoas.

Desse modo, podemos entender que as relações humanas não podem ser deixadas de lado, e os profissionais de TI também devem se preocupar com o sentimento e as emoções. Somente assim, eles poderão desenvolver soluções inovadoras.

Aja de acordo com o seu negócio

Ainda no que se refere à humanização dos processos de TI, é importante que a empresa adote as tecnologias de acordo com o seu modelo de negócio.

Para isso, é muito importante que os funcionários do setor de TI tenham conhecimento das diretrizes organizacionais, como a missão, a visão e os valores da empresa. Isso fará com que, ao desenvolver um software ou serviço digital, os preceitos em que a empresa acredita sejam preservados.

Vale ressaltar que tudo em uma empresa se comunica, inclusive o setor de TI. Para passar a imagem desejada para o público, assim como acontece em outros setores, as diretrizes da organização precisam ser seguidas à risca.

Esses três passos são fundamentais para que você desenvolva uma gestão inovadora de TI na sua empresa.

Para saber mais sobre esse e outros assuntos sobre TI, recomendamos que curta a nossa página no Facebook. Assim, você pode acompanhar as nossas novidades em sua linha do tempo.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

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