Afinal, qual é a relação entre gestão de custos e produtividade? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Afinal, qual é a relação entre gestão de custos e produtividade?

Ter uma boa gestão de custos e produtividade ao mesmo tempo é o desejo de qualquer gerente de TI, uma vez que ambas as situações são cobradas do supervisor da área de tecnologia.

Você sabia que existe uma relação entre gestão de custos e produtividade na área de TI? Isso mesmo! Para que apresentem resultados positivos, ambas as práticas precisam ser trabalhadas juntas nas empresas. Continue a leitura deste artigo e saiba mais sobre o assunto!

Gestão de custos e produtividade: entenda a relação

Quando falamos em gestão de custos, é comum que muitas pessoas pensem imediatamente em cortar gastos com equipamentos ou recursos que a empresa utilize, como o valor gasto com ligações telefônicas ou a contratação de softwares de gestão.

Esse pensamento não está errado, mas a gestão de custos vai muito além disso: está diretamente relacionada à produtividade. No caso de os colaboradores produzirem mais em menos tempo, a organização terá resultados mais lucrativos.

Por isso, convém que o gerente de TI esteja sempre disposto a adotar medidas para que a sua equipe produza mais e possa gerar mais lucro, possibilitando uma gestão de custos melhor.

Dicas para melhorar a gestão de custos e produtividade no setor de TI

Para que você saiba como aumentar a produtividade e ao mesmo tempo diminuir custos no setor de TI, listamos uma série de dicas que podem ser colocadas em prática. Veja nos tópicos a seguir.

Implemente metodologias ágeis

Para que a produtividade seja uma realidade no setor de TI, é preciso que metodologias ágeis sejam implementadas. Por isso, é necessário desenvolver um esquema de trabalho em que os erros e gargalos sejam facilmente identificados.

O retrabalho é um dos principais contratempos de um setor de TI, por isso os métodos devem ser organizados e desenvolvidos — de modo que possam ser evitados problemas.

Faça um mapeamento e a padronização de processos

Para implementar uma metodologia de trabalho, é fundamental que seja realizado primeiramente um mapeamento dos processos. No caso de organizações grandes, com muitos colaboradores, pode acontecer de duas pessoas ou mais fazerem o mesmo trabalho.

Nessas situações, devem ser feitas mudanças na distribuição de funções, criando um organograma organizacional completo e otimizado, que precisa ser explicado e estar à disposição de todos.

A partir desse cronograma, também deve ser feito um esquema de padronização de processos para que todos saibam como proceder em suas atividades.

Use as ferramentas adequadas

Ferramentas como o esquema de processos de trabalho, softwares de gestão, aplicativos para registros de ideias e trocas de mensagens entre os colaboradores do setor de TI podem ser muito úteis para otimizar a produtividade no departamento.

Cabe ao gestor fazer um levantamento sobre quais delas são mais úteis para a sua realidade e, a partir disso, cobrar e incentivar o uso por parte dos funcionários.

Como você pôde perceber, a gestão de custos e produtividade são conceitos que estão interligados e podem ser trabalhados juntos na organização. Portanto, colocar as nossas dicas em prática pode ser interessante para conquistar mais resultados positivos na empresa.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então assine a nossa newsletter e receba mais artigos como este diretamente no seu e-mail!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This