Como gerenciar uma rede wireless da maneira mais eficiente? Veja! - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Como gerenciar uma rede wireless da maneira mais eficiente? Veja!

Apesar de ser indispensável para a execução das atividades nas empresas nos tempos atuais, a internet sem fio se tornou um dos pontos mais vulneráveis do ambiente corporativo. Assim sendo, gerenciar uma rede wireless com maior eficiência é imprescindível para garantir o bom funcionamento dos seus sistemas e evitar ataques cibernéticos.

Com uma boa infraestrutura de rede, as organizações conseguem otimizar o seu fluxo de atendimento e reduzir custos, além de aumentarem a sua produtividade e evitarem vazamentos de dados. Afinal, a sua equipe poderá trabalhar sem interrupções causadas pela indisponibilidade do sinal e não correrá o risco de, involuntariamente, abrir portas para vírus que atuam na exclusão ou no sequestro dos seus dados.

Quer potencializar a performance da sua rede wireless e afastar riscos de invasão? Acompanhe, neste post, como fazer uma gestão mais eficiente do Wi-Fi corporativo!

Adote um software com monitoramento remoto

Devido ao aumento da mobilidade e dos dispositivos que são conectados às redes corporativas, é essencial contar com ferramentas mais detalhadas e informações precisas para avaliar a performance da sua rede. Por meio de um software de monitoramento remoto, a sua equipe de TI pode identificar eventuais problemas antes que se tornem graves, podendo agir rapidamente para evitar falhas de conectividade e paradas nas atividades da empresa.

Ao utilizarem uma plataforma única, os seus profissionais sabem quando o desempenho da rede está normal, diminuindo ou inferior ao esperado e, assim, tomam as melhores decisões para corrigir erros ou neutralizar ameaças.

Sem falar que o uso de uma única plataforma traz uma visão holística da atividade da empresa, permitindo que a TI transforme os pontos fracos em insights preciosos e com valor prático. Caso haja a necessidade de acessar vários softwares para o gerenciamento de rede, os gestores correm o risco de perder a continuidade.

Faça uma configuração centralizada

Para ter um melhor desempenho da sua rede, você pode fazer uma configuração centralizada, ou seja, apostar no uso de access points, que são dispositivos que possibilitam interconexões entre aparelhos móveis, de modo que o sinal da internet chegue a todos os locais.

Muito utilizados no setor corporativo, eles não só potencializam o sinal e a velocidade da rede Wi-Fi, mas também oferecem recursos de segurança que ajudam no controle do ambiente.

Ative o firewall

Não são todos os roteadores que têm um firewall embutido, mas, se o seu tiver, é altamente recomendado ativá-lo. Essa ferramenta pode ser usada como a sua primeira camada de defesa, uma vez que é projetada com a finalidade de filtrar o tráfego de entrada e saída da sua rede, sendo capaz de bloquear tentativas indevidas de acesso por portas que não costumam ser utilizadas.

Ainda que você já tenha um firewall ativado nos seus aparelhos, o ideal é adicionar uma segunda camada de segurança. Tenha em mente que é mais fácil impedir que um invasor inicie um ataque de dentro da sua rede sem fio do que de fora.

Além das dicas citadas aqui, para gerenciar uma rede wireless do seu negócio com mais precisão, é indicado contratar uma empresa especializada, que ofereça uma parceria para suporte, que faça a manutenção do bom desempenho do seu sinal e que identifique e elimine ameaças.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o nas redes sociais e mostre para os seus amigos como proteger e melhorar a performance da rede wireless da sua empresa!

 

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This