Saiba como fazer gerenciamento de Data Center da melhor forma possível - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Saiba como fazer gerenciamento de Data Center da melhor forma possível

Na atualidade, os data centers são considerados fundamentais para as empresas. Afinal, eles ajudam os negócios a terem um fluxo operacional otimizado, integrado e dinâmico. Nesse sentido, fazer um gerenciamento de data center eficiente é indispensável para garantir o bom funcionamento dos seus sistemas.

Essa gestão consiste em monitorar o ambiente do data center, considerando desde o uso dos equipamentos até a sua segurança de dados. Com isso, a organização permite que o recurso funcione ininterruptamente e com todas as suas ferramentas.

Quer saber mais? Confira, neste post, como obter melhores resultados no gerenciamento de data center da sua empresa!

Faça um planejamento adequado

Assim como qualquer nova mudança em uma organização, a gestão de data center requer um planejamento adequado, que promova alterações compatíveis com as necessidades do negócio.

Para tanto, é preciso ter uma visão global do ambiente, apenas assim você saberá quais são os seus pontos positivos e negativos. A partir disso, torna-se possível criar medidas que atendam às demandas do local.

Melhore a segurança

É importante ressaltar que o mundo virtual é vulnerável, logo tem-se que investir em segurança para preservar os sistemas das empresas de eventuais ataques cibernéticos. Todos os arquivos da companhia, independentemente de onde tenham sido armazenados, devem ser protegidos.

Diante disso, é recomendado aplicar o conhecimento conquistado no data center tradicional e complementar com o uso de funções virtuais. Há diversas ferramentas disponíveis no mercado que cumprem o papel de aumentar as camadas de proteção dos sistemas, lembrando que cada uma delas tem que ser protegida por meio de especificações próprias.

Monitore a performance

Muitas vezes, a performance de data centers é difícil de ser garantida. Devido ao fato de a empresa ter diversos dispositivos integrados, a avaliação de desempeno de todos os equipamentos simultaneamente, de modo a extinguir falhas, torna-se complexa por parte do gestor de TI.

Se você optar por um monitoramento automatizado da performance, esse obstáculo pode ser superado. O negócio poderá contar com um ambiente centralizado para monitorar o desempenho de todos os equipamentos, fazendo com que as falhas na infraestrutura sejam identificadas e resolvidas rapidamente.

Analise o espaço

Verifique se o espaço destinado para o data center é apropriado. Caso seja menor que o ideal, a empresa tem a opção de locar seus equipamentos em um data center terceirizado, a partir de um serviço denominado colocation.

Contudo, se a área for maior que a companhia precisa, os custos para sua manutenção podem pesar no orçamento, já que você terá que gastar mais com refrigeração para o bom funcionamento dos equipamentos, limpeza e energia elétrica, por exemplo.

Levando isso em consideração, o data center tem que ser projetado para ser proporcional ao número de servidores utilizados pela empresa. E, se houver necessidade, o espaço pode ser ampliado de acordo com as demandas que surgirem.

Faça manutenções

A realização de manutenção preventiva é uma medida simples, mas de extrema importância para o seu negócio. Com ela, os profissionais de TI podem reconhecer problemas precocemente, impedindo que vulnerabilidades se transformem em algo grave. Também é possível prolongar a vida útil dos seus dispositivos.

Por isso, mantenha a sua equipe preparada para fazer avaliação de performance e trocar peças sempre que for preciso. Desse modo, os dispositivos mantêm um nível de qualidade satisfatório e desempenho regular até mesmo nos momentos de alta demanda.

Deixar de fazer o gerenciamento de data center pode sair muito caro para as empresas, uma vez que é possível que isso resulte no baixo desempenho dos equipamentos, erros dos sistemas, e brechas para ataques cibernéticos, o que compromete não só a produtividade do negócio, mas sua reputação no mercado.

Com as dicas citadas aqui, você pode administrar melhor o ambiente de data center, mantendo a sua disponibilidade e excelência!

Gostou desse post? Compartilhe-o nas suas redes sociais e mostre para os seus amigos como fazer um bom gerenciamento de data center!

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This