Gamification: como usá-la na gestão de TI para aumentar a produtividade? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Gamification: como usá-la na gestão de TI para aumentar a produtividade?

Aumentar a produtividade está entre os principais objetivos dos gestores. Afinal, reduzir o tempo gasto nas tarefas sem perder a qualidade impacta diretamente na redução de custos e na possibilidade de inovação. Diferentes metodologias são criadas continuamente para atingir esse propósito. Uma das mais interessantes e eficientes é a gamification.

A gamification, ou gamificação, é uma técnica que utiliza a lógica dos jogos para atingir objetivos. Nas empresas, esses propósitos incluem ampliar a retenção de clientes, melhorar o atendimento e, claro, aumentar a produtividade.

A competição sadia por meio de desafios, pontuações e placares, entre outros, estimula o engajamento dos colaboradores em prol dos objetivos, incentiva o trabalho em equipe, melhora a qualidade das entregas, fornece feedback imediato para os colaboradores e promove o autodesenvolvimento, entre outros benefícios.

Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como utilizar a gamification para alcançar essas vantagens e aumentar a produtividade na gestão de TI!

Invista em competições e desafios

O primeiro passo para usar a gamificação para aumentar a produtividade é investir em competições e desafios entre a equipe. Afinal, eles são a base necessária para aplicar elementos como fases, pontuações e outras métricas que vão incentivar o engajamento dos colaboradores.

As pessoas sempre estão interessadas em comparar seu desempenho com o dos outros e trabalhar em equipe para atingir um objetivo claro em comum. Por isso, competições e desafios saudáveis geram muito engajamento.

Apresente objetivos

Para manter o engajamento dos colaboradores, é preciso apresentar múltiplos objetivos de curto e longo prazo. O total de tarefas deve resultar em uma quantidade equilibrada de dificuldades, desde as mais fáceis até as mais complexas.

Os níveis de maior complexidade podem ser desbloqueados à medida que as tarefas mais simples são executadas. O sentimento de estar avançando é um grande incentivo para aumentar a produtividade.

Trace planos individuais

Como falamos no tópico anterior, saber que está se desenvolvendo é importante para que a equipe continue interessada em alcançar novos resultados. Por isso, é importante traçar planos individuais para registrar os progressos de cada colaborador.

Barras de experiência e níveis de crescimento com diferentes passos são algumas das opções para apresentar a evolução individual de cada pessoa. Dessa forma, o colaborador também pode fazer uma autogestão do seu desempenho.

Incentive a diversidade de ideias

Apesar dos jogos terem trilhas e fases que devem ser executadas em uma sequência pré-definida, a criatividade é um ponto importante para conseguir otimizar atividades e aumentar a produtividade.

Por isso, muito mais do que engessar trajetos, é importante que você instigue a criação de caminhos e ações diversificadas para resolver um problema geral. As soluções propostas podem, por exemplo, gerar um bônus extra para os “jogadores”.

Ofereça recompensa e feedback

Duas características que motivam as pessoas a se envolverem com os jogos por longos períodos de tempo são as recompensas imediatas e os feedbacks claros. Aproveitar esses atributos é imprescindível para garantir o engajamento necessário para que a gamification possa, de fato, aumentar a produtividade da equipe.

A cada atividade realizada, é importante que o esforço do colaborador seja recompensado por meio de pontos ou créditos. Além disso, os modelos de avaliação por meio dos pontos são uma forma de feedback dinâmico, sem a pressão da avaliação de desempenho tradicional face a face. Isso não significa que você precisa abolir essa última, mas encontrará suporte para fazê-la de forma mais amigável.

Neste post, você viu como a gamification pode trazer inúmeros benefícios para as empresas, sendo uma ótima opção para inovar na sua gestão. Seguindo as dicas que acabamos de apresentar, você poderá aumentar a produtividade da sua equipe rapidamente por meio dessa metodologia.

Agora que você sabe como utilizar a gamification para aumentar a produtividade, entenda como o ITIL pode ajudar efetivamente na gestão de TI!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This