Qual a importância de ter um serviço de firewall gerenciado? Entenda! - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Qual a importância de ter um serviço de firewall gerenciado? Entenda!

Maior controle, segurança, contínua disponibilidade dos links na internet e muito mais eficiência e produtividade são somente alguns dos benefícios de implantar um firewall gerenciado na sua empresa. Porém, para saber qual a importância do firewall como um todo, é preciso fazer uma análise um pouco mais profunda e é isso que propomos neste artigo!

O modelo considerado tradicional, que nada mais é do que aquele que requer compras, instalações e execuções locais dentro da sua infraestrutura computacional é uma opção classificada como defasada e que tem inúmeras desvantagens.

Isso acontece porque o firewall gerenciado é um serviço completo, que é proporcionado por empresas especializadas, que fornecem equipamentos a partir de locação e todo o suporte do qual você vai precisar para uma estratégia de sucesso.

Ainda não utiliza essa solução? Entenda, a seguir, qual a importância do firewall e os benefícios que traz para a sua empresa!

Qual é a importância do firewall gerenciado?

De maneira direta, a importância de implantar um firewall gerenciado está na facilidade que ele oferece, pois a sua empresa passa a ter controle das aplicações físicas e virtuais da rede, criando políticas de segurança que podem ser estabelecidas e monitoradas 24 horas por dia.

O diferencial, nessa situação, é que todas as atividades podem ser realizadas remotamente, tendo um custo que varia de acordo com cada formato do serviço. Desse modo, o investimento em um firewall gerenciado não é tão alto e se justifica, devido às diversas vantagens que oferece para os usuários.

Basicamente, podemos dizer que o firewall atua como um porteiro em um prédio, ou seja, filtra e processa o tráfego de dados. Assim, vírus e cibercriminosos terão dificuldades para acessar o seu sistema. As ações consideradas perigosas são interrompidas imediatamente e outras solicitarão a permissão do administrador da rede para que prossigam.

Além disso, o serviço provê o controle dos dados que circulam pela sua rede, administrando as ações entre os computadores que estão integrados, compreendendo até mesmo atividades da internet, o que evita que uma máquina ou toda a rede seja atacada.

O firewall ainda separa as redes, agrupando-as por setores — condição que facilita o armazenamento dos dados da empresa e assegura que os mesmos serão mantidos em sigilo.

Quais são as características?

Em se tratando das características, o serviço é disponibilizado na versão por hardware, por software ou pela combinação das duas alternativas, o que costuma ser mais recomendado.

O firewall por hardware é indicado para redes com mais de um computador, estando acoplado aos roteadores e modens de banda larga. É preciso checar se o roteador da sua companhia já vem com firewall, uma vez que ele amplia a segurança das máquinas ligadas à rede.

Já o serviço por software possibilita a configuração de permissões e bloqueios de acordo com o perfil do usuário. Essa modalidade pode ser alinhada com a sua política de liberação ou bloqueio de portas com base no uso de um software que é instalado nos computadores.

Para saber qual é a melhor opção para a sua empresa, no entanto, convém conversar com um especialista.

Podemos destacar também as ferramentas tidas como fundamentais para o fornecimento das diferentes soluções. Para que você saiba quais são elas, desenvolvemos uma lista. Confira!

  • IPS/IDS (Sistemas de Intrusion Prevention);
  • Antispyware Gateway;
  • Antivírus Gateway;
  • Traffic Shaping;
  • Firewall Corporativo de Alto Desempenho;
  • Client-To-Lan e SSL (Mobile VPN);
  • VPN Lan-To-Lan (Branch Office VPN);
  • Filtro de URL Avançado.

Devemos ressaltar que o serviço pode ser configurado em conformidade com o tipo de atividade e as necessidades específicas do seu negócio. Mas, antes de fechar contrato com um fornecedor, procure saber se ele disponibiliza das ferramentas citadas anteriores e o modo com o atendimento é prestado.

Existem diferenças entre os serviços de firewall?

Os sistemas operacionais, como Linux e Windows, têm firewalls nativos, isto quer dizer que eles são ativados durante a instalação do sistema. Mas, no mercado é possível encontrar soluções mais robustas e completas, que podem ser contratadas conforme as especificidades do seu negócio.

Por falta de conhecimento ou para economizar, muitas organizações dão preferência par ao uso do firewall nativo que está presente no sistema operacional, em vez que contar um serviço personalizado para as suas necessidades.

Porém, esta atitude está equivocada, haja vista que trata-se de um sistema de defesa que está preparado para lidar com as ameaças apenas em um nível residencial, que são bem menos complexas do que as que podem atingir uma empresa de médio ou grande porte.

Quando se têm um firewall preparado para as características da sua companhia, você terá mais níveis de customizações e estará devidamente preparado para se defender contra ataques disseminados por criminosos cibernéticos profissionais, além de ter à sua disposição opções para recuperar dados e aplicar melhorias que impedem que as falhas se repitam, o que acontece graças às atualizações de releituras do software.

Por que o mau comportamento dos usuários diminui a eficácia do firewall?

Sim, o firewall é indispensável e muito eficiente para a sua empresa. No entanto, o mau comportamento dos usuários da sua rede pode diminuir a eficácia da solução, podendo comprometer os dados corporativos.

Sendo assim, implante um bom firewall para que consiga registrar e controlar o comportamento dos seus colaboradores enquanto estão conectados e também os prepare para identificar eventuais ameaças, instruindo-os a não entrar em sites ou fazer downloads de conteúdos de origem duvidosa.

Crie uma política de segurança que seja clara e capaz de engajar os usuários, fazendo com que eles entendam a importância e saibam como se proteger e evitar a vulnerabilidade dos dados.

Quais são os benefícios do firewall gerenciado?

O firewall gerenciado pode impactar positivamente não só a TI, mas diversos setores da sua empresa, isto porque os seus benefícios são diversos. Veja só quais são as vantagens de utilizar essa solução.

Controle dos dados corporativos

A companhia consegue administrar com riqueza de detalhes tudo o que acontece em sua rede em tempo real, visualizando os protocolos que estão trafegando na conexão e o restante da navegação. Isso permite o desenvolvimento de políticas e controles personalizados para cada grupo de usuários.

Aumento na segurança das informações

A sua segurança também será aumentada. Afinal, serão feitas atualizações constantes e o fornecedor ficará responsável por estabelecer cuidados que previnem ataques ou tentativas de invasão. Portanto, a sua equipe poderá trabalhar sem medo de ter as suas atividades interrompidas.

Ganho no desempenho

Diante de um firewall gerenciado, as suas aplicações apresentam maior performance e confiabilidade. Tenha em mente que com o auxílio de um serviço terceirizado, você elimina a necessidade de aplicar dinheiro na compra de hardware e software que o firewall tradicional geralmente precisa. Sem falar que você também se livra dos custos empregados para capacitar a sua equipe para lidar com a segurança cibernética.

Filtro de processos

Com um firewall gerenciado você poderá filtrar todos os processos da infraestrutura de TI da sua empresa. Isso porque esse serviço possibilita um filtro de pacotes instalados em sistemas operacionais, como o Linux.

As atualizações dos processos ocorrem diariamente e são realizadas em tempo real, proporcionando uma visão ampla para o gestor, que terá mais facilidade para identificar todas as demandas e também possíveis gargalos.

Controle de dados

O controle de dados de um firewall gerenciado ocorre por meio de um serviço bastante fácil de ser utilizado e intuitivo. Por esse motivo, ter um controle dos dados é algo que pode ser feito com mais precisão.

Os gestores de TI podem perceber se os funcionários estão acessando páginas que são proibidas pelo regulamento da empresa, como redes sociais ou sites de download. Além disso, é possível agregar links e assim fornecer uma comunicação mais segura entre as unidades da organização.

Coordenação de ações

As ações passam a ser mais coordenadas com o uso de um firewall gerenciado e isso ocorre, principalmente, devido à possibilidade de fazer o agendamento de auditorias regulares.

As auditorias são importantes para que se promovam a análise de como o firewall está sendo executado na empresa e assim identificar formas de como isso tudo pode ser otimizado e as ações podem ser coordenadas.

Aumento da produtividade

Não é exagero dizer que, nos dias atuais, depois dos funcionários, a informação é o bem mais valioso que as empresas têm. Assim, por meio do firewall, é possível prezar pela segurança das informações sigilosas da empresa.

A segurança das informações contribui diretamente para o aumento da produtividade na organização. Afinal, os colaboradores e gestores poderão executar as suas atividades sabendo que os dados gerados não serão perdidos, o que evita o retrabalho.

Melhor escalabilidade

Um firewall local atende a diversos clientes em um mesmo local, o que não acontece com o gerenciado. Assim, a demanda de novos recursos e até mesmo a compra de novos equipamentos se dá apenas conforme há a necessidade de expandir a infraestrutura de TI da empresa. Isso gera mais escalabilidade.

De maneira geral, podemos dizer que entender qual a importância do firewall é bastante relevante para as empresas, pois como você pode perceber, ele traz diversas vantagens. Porém, é importante destacar que o firewall não substitui um antivírus e é importante que ambos sejam trabalhados em conjunto.

Agora que já sabe qual é a importância do firewall, você pode blindar a sua rede contra ações maliciosas, mantendo a segurança que a sua empresa precisa para trabalhar a pleno vapor. Para ter acesso a um serviço completo, o ideal é contratar uma empresa especializada, como a Athena Security, que o auxilia em todas as etapas do processo.

Quer implantar um firewall e garantir a segurança da sua empresa? Entre em contato com a Athena Security e conheça os nossos serviços!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This