Engenharia social: o que é e como se proteger? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Engenharia social: o que é e como se proteger?

Os hackers estão cada vez mais afiados e desenvolvem novos tipos de ataque para roubar dados e, assim, prejudicar as empresas. Um exemplo é a chamada engenharia social, que vem fazendo muitas vítimas.

Esse é um golpe que tira proveito da inocência ou boa-fé de colaboradores das empresas, sendo, portanto uma grande ameaça para o setor corporativo.

Quer saber mais sobre o golpe da engenharia social e como proteger a sua empresa desse tipo de ataque? Então siga a leitura e confira agora mesmo!

O que é engenharia social?

É chamada de engenharia social a técnica utilizada por pessoas mal-intencionadas que utilizam do seu poder de persuasão para obter informações sigilosas das empresas, conseguindo acesso a dados secretos.

Um exemplo de aplicação desse golpe acontece quando alguém liga para um funcionário se passando por seu chefe ou alguém a seu mando e pede que sejam disponibilizadas informações, como as senhas de softwares e ERPs da organização.

Geralmente, quem aplica a engenharia social são pessoas muito bem preparadas, que têm treinamento e capacidade para ludibriar as vítimas, fazendo com que uma situação falsa pareça real.

Como a engenharia social pode afetar os negócios?

A engenharia social pode ser fatal para os negócios, uma vez que o acesso a informações sigilosas — senhas de banco, por exemplo — pode ser utilizado para beneficiar o criminoso.

Um exemplo de aplicação desse golpe aconteceu recentemente, quando uma conta no aplicativo para relacionamentos Tinder foi hackeada para roubar planos da Força Aérea do Reino Unido (RAF).

Uma funcionária da RAF, que utilizava o aplicativo, teve o seu perfil invadido por hackers. Esses invasores entraram em contato com um oficial da aeronáutica britânica, com quem a moça estava conversando no app, e o persuadiram a repassar informações sigilosas. As suspeitas, de acordo com reportagem do portal Tecmundo, recaem sobre a China e a Rússia.

Quais são os principais cuidados para evitar esse golpe?

Existem alguns cuidados que são essenciais para evitar que a sua empresa seja vítima de golpes de engenharia social. Veja algumas dicas.

Questione contatos por telefone

Ao falar com desconhecidos no telefone, procure sempre questionar o contato, principalmente quando se tratar de alguém dizendo ser de um banco.

Tenha cuidado com as redes sociais

É preciso ter cuidado com as informações que são repassadas pelas redes sociais. A mesma orientação deve ser dada aos colaboradores, para evitar problemas como o case da RAF, anteriormente citado.

Analise as informações que estão sendo jogadas no lixo

Não descarte papéis com dados da empresa, como informações de contato e senhas, sem se precaver. Para tanto, é importante sempre rasgar esses documentos, para que os dados se tornem inacessíveis.

O mesmo acontece com o lixo eletrônico, de modo que computadores, pen drives, HDs, entre outros itens que armazenam informações, precisam ser totalmente formatados e as informações apagadas antes do descarte.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a engenharia social, não deixe de tomar as medidas necessárias para se proteger desse tipo de golpe.

Contar com uma empresa especializada em segurança da informação e infraestrutura é muito importante como medida preventiva de ataques. Nós, da Athena Security, estamos à disposição para auxiliá-lo nesse sentido. Entre em contato conosco e saiba mais.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This