Descubra qual é o aplicativo de mensagem mais seguro! - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Descubra qual é o aplicativo de mensagem mais seguro!

Em um mundo cada vez mais conectado, com as pessoas compartilhando dados de forma pública em suas redes sociais, a preocupação com a privacidade online está cada vez maior. Nos últimos anos, tivemos um aumento da espionagem, com os criminosos buscando mensagens de pessoas estratégicas, como agentes públicos e nomes fortes de grandes corporações, para cometer extorsões e vazamentos ilegais.

Isso tem feito com que muitas pessoas busquem um aplicativo de mensagem mais seguro, fugindo dos apps de mensagens tradicionais e dos e-mails. Esse aumento na procura por novos aplicativos chamou a atenção das empresas de tecnologia, que estão visando a esse público-alvo, desenvolvendo apps de mensagens com criptografia de ponta e outros recursos importantes para a segurança da informação.

Neste post, vamos listar os principais aplicativos de mensagens com segurança reforçada e descobrir qual é o mais seguro. Confira!

Threema

O Threema é um aplicativo que oferece criptografia de ponta a ponta nas mensagens e trocas de arquivos. Com ele, você poderá definir grupos secretos, enviar mensagens de voz e textos em segredo, além de verificar contatos via QR Code. Outro fator importante é que ele permite ao usuário fazer a pré-visualização de qualquer arquivo antes de enviar. A interface é bastante atraente e fácil de usar.

O Threema está disponível para Android e iOS e custa R$ 9,49.

ChatSecure

O ChatSecure é o aplicativo que suporta mensagens Off the Record e o protocolo XMPP aberto. Sempre, ao iniciarem uma conversa, as duas pontas devem confirmar a autenticidade, por meio de uma “impressão digital”, certificando que não há interceptadores no caminho.

Além disso, o aplicativo permite o uso de Tor, dando mais uma camada de proteção à sua localização. Use o servidor XMPP, pois ele apresenta o serviço Tor e mantém a sua conversa inteira fora da superfície da internet.

O aplicativo não está mais disponível para Android, mas pode ser encontrado para iOS.

Wickr

O Wickr é um aplicativo de mensagens que apresenta uma criptografia tão robusta que nem os próprios servidores são capazes de identificar o usuário da conta quando ele faz uma requisição. O aplicativo ganhou popularidade após ser utilizado por políticos australianos como meio seguro de comunicação.

No app, é possível programar as mensagens e arquivos de mídia para que eles sejam autodestruídos periodicamente. Você pode fazer a eliminação de arquivos em massa ou escolher individualmente aqueles que deseja destruir.

O aplicativo apresenta uma interface bastante agradável, sendo um potencial substituto dos populares WhatsApp e Messenger. O Wickr está disponível para iOS e Android.

Telegram

O Telegram é, sem dúvida, a primeira alternativa que os brasileiros escolhem quando o WhatsApp fica fora do ar ou instável, pois traz uma criptografia altamente confiável. Com data centers espalhados pelo mundo todo, o app sempre trabalha as requisições o mais próximo possível do usuário.

O Telegram permite que o usuário configure as suas conversas para que elas se autodestruam no período em que ele desejar. Dessa forma, você garante que ninguém terá acesso às suas mensagens. Além disso, se o objetivo for guardá-las, elas serão criptografadas e mantidas em segurança na nuvem.

Recentemente, no Brasil, o aplicativo ganhou as manchetes com o vazamento de mensagens envolvendo membros do Judiciário. Muita gente ficou preocupada, acreditando que era um problema de segurança relativo ao app.

Porém, logo ficou claro que os hackers conseguiram acessar às mensagens invadindo o dispositivo do usuário e não o servidor do aplicativo, ou seja, baixaram as mensagens diretamente do aparelho. O que houve foi uma falha humana, que deixou o aparelho vulnerável.

O Telegram é o aplicativo de mensagem mais seguro e está disponível para Android e iOS.

O bom e velho WhatsApp segue sendo a primeira opção quando falamos de aplicativos de mensagens. Porém, se você trabalha com dados sigilosos e informações que demandam segurança, é sempre bom procurar alternativas que fornecem proteção extra. Ao utilizar o aplicativo de mensagem mais seguro, você ganha mais uma camada de segurança para os seus dados.

O nosso conteúdo foi útil? Está preocupado com a segurança dos seus dados? Confira o nosso outro post e conheça a LGPD, lei brasileira criada para protegê-los.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This