Como a gestão de continuidade de negócios auxilia na segurança cibernética? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Como a gestão de continuidade de negócios auxilia na segurança cibernética?

Todas as empresas, independentemente do setor ou área de atuação, estão sujeitas a situações imprevistas que podem dificultar ou até mesmo paralisar as suas ações. Exemplo disso pode ser visto na recente greve dos caminhoneiros, em que muitas organizações, por dependerem de matéria-prima para produzir, tiveram que fechar as portas por alguns dias.

É por conta desses motivos que os empresários precisam investir em uma gestão de continuidade de negócios. Assim, haverá um plano organizado sobre como agir em casos de greves, incêndios, desastres causados por intempéries da natureza, ataques cibernéticos etc.

A seguir, vamos trazer ao foco alguns tópicos que são pertinentes para que se tenha planos de continuidade adequados nas empresas. Confira!

O que é um plano de continuidade de negócios?

O plano de continuidade de negócios, também conhecido pela sigla PCN, reúne uma série de estratégias e táticas preventivas que garantem o pleno funcionamento de uma empresa, durante qualquer tipo de situação.

Desse modo, uma organização que investe em uma gestão de continuidade de negócios está preparada para imprevistos e baques que pode sofrer, não deixando de produzir e obter lucro por conta disso.

Qual deve ser a estrutura da gestão de continuidade de negócios?

Um plano de continuidade de negócios precisa ter uma estrutura embasada em três pilares: análise de risco, análise de impacto e planejamento estratégico. A seguir falaremos sobre eles, brevemente.

Análise de risco

Trata-se de um estudo minucioso das principais ameaças que o ambiente pode ter. O roubo de dados sigilosos por hackers, como protótipos de novos produtos da empresa, é uma dessas ameaças.

Análise de impacto

A análise de impacto é um processo no qual se deve dissecar cada uma das ameaças levantadas na análise de risco. O objetivo é desenvolver um relatório que demonstre as formas como uma eventualidade pode impactar o negócio.

Planejamento estratégico

Esse pilar visa estabelecer estratégias que sirvam como solução para os impactos que os riscos proporcionam para as empresas. A ideia é ter sempre uma “carta na manga” para utilizar em situações de adversidade.

Por que a empresa deve se preocupar com a segurança cibernética nos planos de continuidade e expansão de negócios?

Uma pesquisa feita pela empresa Deloitte e divulgada pelo jornal Estadão faz uma análise sobre como os líderes das organizações avaliam os impactos causados pelos ciberataques. Tal estudo apontou que apenas 5% dos impactos de um ataque cibernético são analisados.

Essa realidade é muito preocupante, uma vez que cada vez mais os criminosos utilizam de fragilidades em sistemas e linguagens de programação para invadir hardwares ou softwares e roubar informações. Para reverter esse cenário de risco, as empresas precisam adotar medidas preventivas, buscando por mais segurança em seus dados armazenados e sistemas de comunicação.

Também é preciso ser muito vigilante e orientar os colaboradores a adotarem a mesma postura. Qualquer situação anormal nos computadores e sistemas da empresa deve ser prontamente informada ao departamento de TI, que deverá fazer análises e tomar as medidas cabíveis.

E sua empresa, faz uma gestão de continuidade de negócios? Em caso de resposta negativa, é importante que você repense essa questão.

Se você gostou do nosso artigo, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim mais pessoas terão acesso a essas informações relevantes para o meio empresarial.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This