Mercado de TI: como se qualificar para ser um profissional de sucesso? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Mercado de TI: como se qualificar para ser um profissional de sucesso?

O setor de Tecnologia da Informação (TI) se mantém aquecido, mesmo em um período de crise econômica. Apesar do grande número de vagas abertas no mercado de TI, nem sempre as empresas conseguem preenchê-las devido ao fato de buscarem profissionais qualificados e com visão — o que está em falta na área.

Para conquistar e manter o seu lugar ao sol nesse ramo de atividade, é imprescindível se capacitar e enriquecer o seu currículo. Atualizar-se é indispensável para o profissional de TI, pois estamos falando de uma área em que sempre surgem inovações. Não acompanhá-las significa ser ultrapassado pela concorrência.

Confira, abaixo, o que você precisa fazer para ser um profissional bem-sucedido no mercado de TI!

A escolha entre profissional generalista ou especialista

O profissional generalista entende um pouco de várias áreas da empresa, sem focar em uma atividade principal. Ele tem capacidade para administrar setores técnicos em diversas subáreas de atuação em TI.

Enquanto isso, o especialista domina uma tecnologia ou área específica — é um expert. Ele estuda profundamente a teoria, prática e técnica de um assunto, como redes, segurança de dados, programas, entre outras.

Há espaço para os dois no mercado de TI. Porém, o especialista tende a ser mais valorizado, pois possui conhecimentos aprofundados e se mantém atualizado acerca das inovações da sua área.

Como muitas empresas não têm condições de acompanhar todas as novidades do ramo, investir nesse profissional é um bom negócio.

Por isso, se você busca uma nova colocação no mercado ou dentro da própria empresa que trabalha, uma especialização aumenta sua autoridade no assunto, seu reconhecimento, sua valorização e, consequentemente, seu salário.

A importância das certificações

Além da especialização, os profissionais de TI também podem adicionar as certificações ao currículo. Elas são um tipo de diploma que comprova o conhecimento e a habilidade do profissional em práticas específicas.

Pelo fato de exigir conhecimentos profundos, muitas vezes a certificação tem mais importância do que a própria graduação. A partir dela, o profissional comprova para a empresa que tem capacidade para solucionar um problema específico ou para promover melhorias em determinada área. Portanto, quanto mais certificações você tiver, maiores serão as suas chances de construir uma carreira de sucesso.

Qualidades essenciais no mercado de TI

Para se destacar no mercado de TI, você precisa ter duas qualidades básicas: criatividade e boa comunicação. Veja os motivos!

Criatividade

A criatividade é fundamental para que você saia do óbvio, consiga encontrar novas soluções para os pontos críticos da empresa e auxiliar na implantação inovadora de sistemas. Os profissionais criativos tornam os processos mais rápidos, práticos e econômicos.

Boa comunicação

Ao contrário do que muitos imaginam, o estereótipo de analista de TI nerd e introspectivo não é bem-vindo nesse ramo, já que isso pode levar a carreira profissional ao fracasso pelo fato de dificultar a relação com os colegas e os demais departamentos da empresa.

O mercado está cada vez mais exigente quando o assunto é comunicação, requisitando que até mesmo os profissionais mais técnicos se comuniquem bem. Também nesse aspecto, quem é flexível e tem boas habilidades interpessoais tende a ser bem-sucedido e é propenso a assumir cargos de liderança, pois consegue solucionar e evitar conflitos.

Seja proativo

Pode parecer uma dica um pouco óbvia e generalista, mas a verdade é que ela é muito útil. Muitos profissionais de TI se acomodam e deixam de lado a proatividade, agindo sempre apenas quando são solicitados. São resolvedores de problemas, não evitadores. Dificilmente esse profissional conseguirá atingir as áreas de TI mais valorizadas.

O comportamento proativo não beneficia apenas o profissional, mas também a empresa em que trabalha ou os clientes para os quais presta serviço. Em tempos de transformação digital, a proatividade pode significar uma maior disponibilidade de infraestrutura de TI da empresa, que gera aumento de produtividade e de receita para o negócio como um todo.

Não pare de aprender

Novas tecnologias surgem o tempo todo a as que estão no mercado se atualizam constantemente. Se você optou por entrar no marcado de TI, sabe que está em um ambiente dinâmico e deve estar preparado para isso. Se o seu objetivo é ingressar nas áreas mais valorizadas do TI, terá que acompanhar esse ritmo alucinante de mudanças, nunca parar de estudar e estar de olho nas novas tecnologias.

Faça cursos, tire certificações, pós graduações e, principalmente, pratique bastante. O mundo do TI é conhecido por ser um ambiente altamente colaborativo. Para quem trabalha com desenvolvimento, por exemplo, os fóruns e repositórios servem de apoios para os iniciantes e quem está em busca de novidades. Para quem trabalha com suporte, os congressos e eventos de fornecedores servem para apresentar novas tecnologias e criação de networking. Aproveite-os!

Saiba a hora certa de utilizar a linguagem técnica

Por mais que você saiba de cor e salteado todos os termos técnicos referentes a sua área, se você trabalha com TI, precisará lidar com clientes e líderes que não são experts no assunto. Saber passar para eles os problemas, soluções e ideias de uma forma simples, clara e funcional, pode ser um grande diferencial para quem busca uma colocação em uma área de TI mais valorizada.

Entenda a importância da equipe

O setor de TI é, na maioria das vezes, um setor colaborativo. Exceto em projetos mais simples, como o desenvolvimento de pequenas aplicações web, ou suporte de empresas pequenas, com poucas máquinas, para quem busca áreas mais valorizadas, terá que aprender a trabalhar em equipe. Os grandes projetos de TI requerem colaboratividade, pois os trabalhos são sequenciais, ou seja, um profissional depende do outro. Isso requer ética, senso de pertencimento e capacidade de lidar com pessoas.

Enxergue oportunidades nos problemas

É sempre mais cômodo quando as coisas saem exatamente como planejamento, ou seja, quando acertamos de primeira, entregamos um projeto no prazo e o cliente fica feliz. Mas, como não vivemos em um mundo perfeito, por melhor que a situação esteja, uma hora os problemas virão.

Nesse momento, é que os profissionais diferenciados aparecem, pois são eles que conseguem transformar esses problemas em oportunidades de melhorar, aprendendo mais sobre as tecnologias e sobre como utilizá-la de maneira eficaz.

Quando essa atitude se torna um hábito, a capacidade de resolver problemas se torna aprimorada e o profissional cria o hábito de retirar insights das situações difíceis, tornando-se um profissional mais qualificado.

Diferenciais que são valorizados

Assim como em outros setores, no mercado de TI os profissionais que apresentam diferenciais específicos são mais valorizados. Para crescer nessa área, é preciso ser persistente — característica indispensável para se dedicar a um projeto e explorá-lo até atingir a performance desejada.

Você tem um comportamento pessimista e conformado? Para ascender nesse segmento, é necessário abandonar essa conduta e adotar uma atitude positiva. Isso permite que você acredite mais no seu potencial de desenvolver habilidades para estar sempre evoluindo e adquirindo novos conhecimentos para si e para a empresa.

Também não pode faltar a disciplina, que é um fator preponderante para seguir um plano de trabalho com foco em alcançar bons resultados.

Agora que você já sabe as qualidades que precisa ter para ser um bom profissional, invista na sua qualificação e desenvolvimento pessoal para aproveitar melhor as oportunidades disponíveis no mercado de TI. Para atingir as áreas mais desejadas do TI, é importante ter em mente que esse é um setor dinâmico e colaborativo. Pense nisso!

Gostou do post? Então, compartilhe esse conhecimento com seus amigos e colegas de profissão nas suas redes sociais.

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This