Certificação Agile: entenda por que você precisa dela - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Certificação Agile: entenda por que você precisa dela

As metodologias ágeis são ótimas aliadas quando os objetivos são melhorar processos e aumentar a competitividade de empresas de tecnologia da informação (TI) no mercado. Por isso, as organizações valorizam cada vez mais a criação de uma cultura DevOps e a certificação agile.

Essas empresas procuram se modernizar por meio dessas metodologias porque elas trazem uma série de benefícios que permitem diminuir a burocracia dos projetos. Assim, é possível agilizar seu andamento e alcançar melhores resultados, enquanto se concentra no trabalho em equipe e na satisfação dos clientes.

Quer entender melhor como essa metodologia funciona e como pode beneficiar sua empresa? Então acompanhe a leitura a seguir!

O que são as metodologias ágeis?

São estratégias de trabalho que buscam melhorar os processos da empresa e torná-los mais velozes. Para isso, o desenvolvimento ocorre de maneira transparente e com entregas mais rápidas e graduais. Dessa forma, o cliente pode acompanhar as etapas de perto, dar opinião e ter a garantia de que o projeto vai na direção correta.

Um dos métodos ágeis mais utilizados atualmente é o Scrum, que inclusive pode ser adotado com o Modelo Integrado de Maturidade em Capacitação (Capability Maturity Model Integration – CMMI). Juntos, eles trazem diversas melhorias para os processos, como maior facilidade para identificar falhas e aperfeiçoamento da comunicação da equipe com o cliente por meio de feedbacks constantes.

Por que elas são importantes?

As metodologias ágeis permitem desenvolver produtos de maneira mais flexível, diminuir riscos e contornar problemas com mais facilidade. Isso faz que o produto final tenha maior qualidade e que o cliente obtenha exatamente aquilo que deseja ao contratar os serviços da organização.

Graças à sua maior dinamicidade, cada vez mais empresas os adotam no lugar dos métodos tradicionais. Portanto, é indispensável que os profissionais de TI procurem se adequar a esse cenário e busquem capacitação e certificação nessas metodologias.

Quais são suas vantagens?

Empresas que usam metodologias ágeis têm muitas vantagens em relação aos custos envolvidos no projeto, à qualidade dos produtos e à maior satisfação dos consumidores. Veja algumas delas a seguir!

Mais qualidade nas entregas

Além de aumentar a agilidade nas entregas, essas metodologias podem proporcionar melhorias significativas em sua qualidade. Isso ocorre principalmente em razão do melhor atendimento ao cliente, que permite entender melhor suas expectativas em relação aos serviços da empresa. Assim, erros e custos desnecessários são diminuídos e a satisfação do cliente, aumentada.

Diferenciação da concorrência

A maior qualidade, agilidade e bom atendimento são fatores extremamente importantes para se destacar perante a concorrência. Empresas que buscam modernizar seus processos por meio das metodologias ágeis são capazes de mostrar sempre novos resultados em entregas contínuas — não apenas o produto finalizado, como ocorre nas empresas que utilizam métodos tradicionais.

Aumento da produtividade

Com agile, é possível aumentar a eficiência das equipes ao eliminar retrabalhos e manter o foco constante em resultados — já que cada projeto pode ser dividido em várias pequenas tarefas. Lembre-se de que, para elevar ainda mais a produtividade, é importante adotar medidas para manter a motivação da equipe, como a gamificação.

De forma geral, são muitas as vantagens proporcionadas pela certificação agile. Lembre-se de que, para ter sucesso ao implementar essas metodologias, é importante selecionar a mais adequada à cultura da organização e fazer treinamentos com os integrantes da equipe.

Gostou deste post? Então, curta nossa página no Facebook para ficar sempre atualizado sobre nossos conteúdos.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This