Entenda o que é Captive Portal e como utilizá-lo - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Entenda o que é Captive Portal e como utilizá-lo

O acesso à internet é indispensável para a realização das atividades cotidianas nas empresas. Porém, em se tratando de uma rede corporativa que é acessada por funcionários, clientes e fornecedores, é necessário adotar ferramentas que ajudem a organizar e controlar os acessos nesse ambiente. Assim, entender o que é captive portal é essencial para evitar situações inconvenientes e prejudiciais ao seu negócio.

Também chamado de portal cativo, o recurso ajuda a administrar a entrada de usuários em uma rede sem fio de um ambiente público ou privado. Por meio dessa aplicação, pode-se colher os dados de identificação de cada pessoa que utiliza a conexão, como nome, CPF e e-mail antes de liberar a navegação.

Dessa forma, caso aconteça alguma ação suspeita, como tentativa de ataque aos seus dados, será possível identificar rapidamente de onde ela partiu. Quer proteger a sua rede? Confira, a seguir, tudo que você precisa saber sobre o captive portal!

Como funciona?

O modo de funcionamento da aplicação é muito simples. Ao tentar acessar a rede, o usuário é redirecionado automaticamente do primeiro acesso para uma página que valida a conexão, na qual está o formulário que coleta os dados para realizar o registro e cadastro.

Depois do fornecimento dos dados e da aprovação dos mesmos, o solicitante tem o seu pedido de acesso liberado, podendo navegar normalmente pela internet. Todos os acessos feitos no hotspot da empresa ficam armazenados, possibilitando o rastreamento e a identificação de quem agiu de forma ilegal na rede.

Porém, o recolhimento e armazenamento de registros tem que ser especificado de forma clara no momento em que o usuário acessa a rede e afirma estar de acordo com as leis voltadas para a gestão e o uso de dados.

Qual a importância do captive portal?

Geralmente, o captive portal é aplicado em rede com acesso aberto, como as que são disponibilizadas em shoppings, lojas, aeroportos, hospitais e também em ambientes corporativos. É comum que muitas pessoas acessem esse tipo de rede e, por descuido ou má intenção, acabem por abrir links que trazem vulnerabilidade, deixando-a suscetível a ataques cibernéticos e fraudes.

A falta de registro dos usuários que entram na conexão empresarial dificulta a detecção de agentes invasores e de uma eventual auditoria dos aparelhos que a utilizaram.

Quando a sua rede conta com o captive portal, você garante o controle avançado da navegação dos usuários, mantendo o funcionamento adequado dos seus serviços. Afinal, qualquer ameaça que poderia causar lentidão ou, até mesmo, a parada dos seus sistemas pode ser identificada e neutralizada, bem como a pessoa que foi responsável por disseminá-la na rede, sendo possível bloquear o seu acesso.

Sem falar que, com essa tecnologia, a companhia aumenta a eficiência das boas práticas de segurança, uma vez que pode monitorar as ações de quem ingressa na rede e tem a possibilidade de dar orientações mais precisas sobre como utilizá-la adequadamente.

Além disso, com essa ferramenta, também é possível filtrar a audiência e descobrir quem é o seu público, o que possibilita criar campanhas e produtos personalizados para os usuários internos e externos.

Como utilizá-lo corretamente?

Para utilizar o captive portal, o ideal é contratar o serviço a partir de uma empresa especializada no assunto, que forneça todo o suporte necessário para a instalação e a operação da ferramenta.

É importante ressaltar que o uso desse recurso tem que ser feito com o auxílio do setor jurídico da organização, assegurando que seja criado e configurado em total conformidade com as normas do Marco Civil.

Agora que você já sabe o que é captive portal, pode implantar essa estratégia para oferecer acesso ao wi-fi sem colocar em risco a integridade da sua empresa e os usuários. Com esse tipo de segmentação, você melhora a performance da rede e aumenta a proteção dos seus dados.

Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e fique por dentro das novidades em TI!

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This