Blockchain: conheça a tecnologia que está revolucionando o mercado financeiro e tecnológico - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Blockchain: conheça a tecnologia que está revolucionando o mercado financeiro e tecnológico

O conceito de blockchain surgiu ainda em 2008. Hoje em dia, porém, apesar de terem passado 10 anos de seu surgimento, ainda existem dúvidas acerca desse assunto, e é comum que as pessoas não saibam do que se trata.

Para que você conheça mais sobre a tecnologia que está revolucionando o mercado financeiro e tecnológico em todo o mundo, desenvolvemos este post. Siga a leitura e tire as dúvidas mais comuns sobre blockchain!

O que é blockchain?

A blockchain pode ser classificada como uma tecnologia desenvolvida para dar mais segurança às transações digitais feitas com moedas digitais. De tal modo, o seu uso está relacionado diretamente às criptomoedas como o Bitcoin, o Litecoin e o Ethereum.

Apesar disso, já existem outros projetos para a aplicação da tecnologia, que vai além do dinheiro digital. Ela já vem sendo testada, por exemplo, para a validação de documentos, como certidões e contratos.

Como a blockchain funciona?

O funcionamento da blockchain é mais simples do que se imagina. Essa tecnologia, de forma resumida, armazena informações em blocos de dados. Cada um desses blocos têm uma espécie de assinatura digital, que recebe o nome de hash.

O hash funciona como uma espécie de biometria, que garante que as informações do bloco não foram violadas. Quando um novo bloco é criado, além de ter um hash próprio, ele também carrega a do interior. É por isso que a tecnologia se chama blockchain, expressão que, em português, pode ser traduzida como corrente de blocos.

Essa corrente impossibilita que os sistemas sejam invadidos, o que garante a segurança das transações digitais. Afinal, para quebrar a criptografia de um bloco, também é necessário quebrar a do bloco seguinte e, assim, sucessivamente.

Em que lugares ela pode ser aplicada?

Conforme explicamos, atualmente, a blockchain é muito utilizada nos processos de compra e venda com criptomoedas. No entanto, em breve, essa tecnologia deverá se expandir para outras áreas. Existem projetos para utilizar a blockchain para validar documentos, evitar fraudes em sites e sistemas, e até mesmo para dar mais segurança a processos eleitorais.

Podemos dizer que a blockchain é segura?

É claro que nenhum sistema é 100% infalível de ser invadido por hackers e sofrer ataques cibernéticos. Apesar disso, podemos sim dizer que a blockchain é um sistema muito mais seguro do que outros.

Como cada uma das transações realizadas por meio desse processo são únicas, elas geram códigos que podem ser verificados individualmente. Além disso, as correntes são muito difíceis de serem quebradas.

Quais são as principais vantagens e funcionalidades da blockchain?

A tecnologia blockchain apresenta diversas vantagens para os seus usuários, como a praticidade e a segurança. Além do mais, outro ponto positivo é que não são necessários intermediários para o uso.

É bem provável que, em um futuro não distante, as pessoas possam compartilhar dados e fazer compras virtuais em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de pagar uma tarifa de serviço aos bancos ou lojas, por exemplo.

Conseguiu compreender o que é blockchain e os motivos que levam essa tecnologia a revolucionar o mercado financeiro e tecnológico? É o futuro cada vez mais próximo de nossa realidade.

Quer continuar se informando sobre tecnologias seguras? Recomendamos então a leitura de nosso artigo “Segurança de endpoint: entenda a sua importância”.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This