Descubra quais as melhores opções de backup - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Descubra quais as melhores opções de backup

Uma das grandes preocupações dentro das empresas, principalmente em uma época em que há uma explosão na produção de dados, tem relação com a proteção e a preservação das informações. Ter um único banco de dados é jogar com a sorte. Nesse cenário, cabe aos gestores analisar as melhores opções de backup do mercado para garantir que terão uma cópia extra, caso aconteça algum imprevisto.

Sabendo da importância da restauração de dados, fizemos este post. Nele, trazemos as melhores opções de backup e dicas para que você faça uma boa escolha. Confira!

Quais são as principais formas de backup?

Backup em nuvem

A computação em nuvem é um dos pilares da transformação digital, pois traz recursos que permitem a virtualização de toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Em relação ao backup, a nuvem oferece inúmeros benefícios, como:

  • mobilidade, pois os dados podem ser acessados de qualquer local e com qualquer dispositivo;
  • redundância, com os dados salvos em CDNs espalhados pelo mundo — ou seja, se um falhar, haverá uma outra cópia disponível;
  • escalabilidade, de modo que a empresa pode aumentar ou reduzir a carga de armazenamento de acordo com as necessidades, pagando sempre apenas pelo que utilizar.

Backup em HD

O backup em HD é aquele feito em servidores extras dentro da empresa, que demandam manutenção regular, além de um espaço físico arejado. A vantagem dos HDs é que eles são de fácil acesso.

Entre as desvantagens, está o fato de não apresentarem mobilidade e nem a escalabilidade rápida, que pode ser necessária em momentos de alta demanda. Além disso, se o hardware for danificado ou falhar, você perde o backup.

Backup em dispositivos móveis

Outro tipo de backup bastante utilizado por sua facilidade de acesso e por ser plug and play é aquele feito com o uso dos dispositivos móveis — HDs externos, pendrives e cartões de memória. Esse modelo está sujeito a problemas, como:

  • perdas — se um dos dispositivos for perdido, parte do backup é levada junto;
  • roubos — por serem portáteis, esses dispositivos podem ser facilmente levados da empresa, e as informações, vazadas;
  • danos — como qualquer equipamento, os dispositivos de armazenamento móveis estão sujeitos a panes e danos causados por acidentes.

Por que o backup em fita é inseguro?

O backup em fita ainda é muito utilizado por algumas empresas, mas é um dos meios mais inseguros para esse tipo de procedimento. A possibilidade de falhas nesses equipamentos é altíssima. Veja, abaixo, alguns dos motivos para a sua empresa abandonar hoje mesmo esse modelo:

  • ineficiência em caso de desastre — em caso de problemas graves, como enchentes e incêndios, esse equipamento não terá a resistência necessária;
  • ausência de criptografia — é mais do que recomendado que todos os dados armazenados em um backup sejam criptografados;
  • alta sensibilidade — as fitas são sensíveis a calor, umidade, poeira e a campos magnéticos, demandando uma atenção redobrada no manuseio e no transporte.

Como escolher o modelo de backup ideal?

Para escolher o melhor modelo de backup, você deverá analisar 3 fatores principais. Acompanhe!

Custo

As pequenas e médias empresas, que estão com um orçamento apertado e focadas no core business, necessitam de soluções que apresentem um bom custo-benefício. Isso significa achar uma solução que entregue um serviço de qualidade, sem grandes custos. Nesse cenário, a nuvem se apresenta como a melhor alternativa, por não depender de manutenção e permitir que a empresa pague apenas pelo que utilizar.

Tecnologia

Algumas empresas preferem trabalhar somente com backup em nuvem, outras gostam de manter um sistema híbrido, somando servidores dedicados mais nuvem, e há aquelas empresas que preferem manter todos os backups nos servidores internos. A escolha deverá ser feita de acordo com o orçamento, a estrutura e o tamanho da equipe de TI de cada organização.

Riscos

Cada vez mais, as empresas devem se preocupar com os ataques de phishing e ransomwares, mas, em relação aos backups, deve-se levar em conta problemas de ordem estrutural, como danos causados por desastres naturais ou acidentes. Todos esses riscos devem ser considerados na hora da escolha.

Esperamos que, após a leitura deste post, você tenha entendido a importância de escolher a melhor opção de backup e aproveite as nossas dicas para avaliar as melhores opções. Lembre-se de que os problemas nunca chegam com hora marcada, e a prevenção deve ser sempre a palavra de ordem. Independentemente do porte ou do segmento, toda empresa deve contar com uma solução de backup.

Gostou do post sobre as melhores opções de backup? Então, assine já a nossa newsletter e receba, em primeira mão, as nossas novidades.

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This