Afinal, por que sua empresa precisa de um antivírus corporativo? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Afinal, por que sua empresa precisa de um antivírus corporativo?

Já imaginou ter que finalizar aquele projeto urgente para o seu cliente, mas estar com as atividades paradas porque os sistemas estão lentos devido a ataques virtuais? Esse cenário é mais comum do que se pensa, principalmente entre as organizações que não utilizam um antivírus corporativo — ferramenta desenvolvida para atender às necessidades específicas das empresas.

O antivírus corporativo é definido como uma ferramenta robusta dos sistemas de proteção, projetada para lidar com grandes volumes de dados, contando com configurações que permitem proteger as companhias de diferentes formas de ataque.

A sua empresa ainda não conta com um antivírus corporativo? Acompanhe, neste post, como essa solução funciona e quais são os seus benefícios!

Como o antivírus corporativo funciona?

Essa ferramenta é responsável por detectar, impedir e atuar na remoção de programas maliciosos que tentam invadir os seus sistemas, de modo a proteger os desktops, laptops, dispositivos móveis e servidores de ameaças conhecidas, desconhecidas e avançadas. Além disso, ela disponibiliza recursos estendidos de gerenciamento de sistemas, reconhece possíveis vulnerabilidades e distribui correções.

Os vírus são criados com o intuito de interferir no funcionamento do computador ou de qualquer aparelho, visando a registrar, sequestrar, corromper ou destruir dados. Assim sendo, a finalidade do antivírus corporativo é preservar as informações privadas e estratégicas das organizações, assegurando que não aconteçam invasões e sequestros de dados.

Portanto, com a adoção de um bom antivírus, mais do que proteger e manter a disponibilidade, a integridade e a confiabilidade das suas informações, também é possível reduzir os custos com manutenção, em decorrência de computadores lentos por conta de vírus, bem como aumentar a produtividade dos colaboradores.

Quais são os benefícios de usar um antivírus corporativo?

As ameaças virtuais crescem a todo o instante e, quando conseguem entrar nos sistemas empresariais, causam grandes danos. Por isso, é fundamental que todos os dispositivos do seu negócio estejam devidamente protegidos. Veja só alguns bons motivos para investir nesse recurso a seguir.

Aumenta a segurança da empresa

Em se tratando de ambientes corporativos, é fundamental que todos os computadores estejam protegidos de maneira igual. Os antivírus domésticos atuam individualmente em cada dispositivo, enquanto as versões corporativas trabalham de forma centralizada, garantindo a proteção e a segurança de toda a rede.

Isso é indispensável, por exemplo, nas atualizações que deixam todos os dispositivos conectados à rede livres de potenciais ameaças. A rapidez com que esse processo acontece ajuda a banir esses problemas.

Protege contra ameaças virtuais

As ameaças virtuais podem vir de diferentes lugares, como websites suspeitos, pen-drives, e-mails e, até mesmo, programas que são baixados ilegalmente, que trazem consigo worms, malwares, rootkits e cavalos de Troia.

Ao entrarem nos seus dispositivos, os vírus deixam os seus sistemas extremamente vulneráveis. Com isso, pessoas mal-intencionadas podem aproveitar para corromper arquivos importantes, destruir informações, sequestrar dados em troca de dinheiro ou fazer vazamentos, o que compromete a imagem da organização no mercado.

Tem distribuição automatizada

Diferentemente dos antivírus usados nos computadores residenciais — que precisam ser instalados em cada dispositivo eletrônico —, o antivírus empresarial consegue distribuir de um para todo o restante da rede.

A partir dessa automatização, um único software pode proteger todos os seus aparelhos, permitindo que os sistemas permaneçam disponíveis. Assim, a produtividade da sua equipe não é prejudicada porque os softwares estão com algum problema acarretado por um vírus.

Evita lentidão

Uma das principais consequências da ação de vírus nos computadores da empresa é a lentidão dos softwares, que passam a enfrentar frequentes travamentos e demoram mais do que o normal para realizar atividades que seriam simples e rápidas. Uma vez que, com um antivírus corporativo, os dispositivos ficam livres dos vírus, os seus colaboradores não se estressarão com a demora na execução das tarefas.

Além disso, vale ressaltar que o antivírus para empresa é mais leve, evitando que os computadores fiquem sobrecarregados, o que também evita que os sistemas fiquem lentos.

Proporciona agilidade

Conforme já dissemos, o sistema funciona de maneira centralizada, o que deixa a sua gestão muito mais fácil. Nesse cenário, é o gerente de TI quem fica responsável por administrar o antivírus. Isso retira essa função das estações de trabalho da empresa, possibilitando um maior desempenho das máquinas como um todo.

Por meio de uma gestão simplificada, é possível criar políticas gerais de proteção que compreendam todos os computadores da sua rede. Sendo assim, há maior controle da segurança dos seus softwares, já que serão estabelecidas regras que aumentam a sua proteção, além de haver facilidade para identificar e corrigir problemas.

Previne contra fraudes

É comum que as empresas realizem transações bancárias e demais operações financeiras por meio da internet. Apesar de isso ser uma facilidade, também pode ser um risco, haja vista que hackers podem aproveitar as suas vulnerabilidades para emitir vírus que roubem as suas informações bancárias. Diante disso, é crucial ter um antivírus eficiente para blindar a empresa contra esse tipo de ataque virtual.

A maioria dos antivírus corporativos protege diferentes tipos de aparelhos, como notebook, computador, tablet, smartphone e servidores, e também contempla e-mails, pen-drives, arquivos, antispam e web. Tudo isso impede o acesso a dados sigilosos, evitando a ocorrência de fraudes.

Oferece atualizações automáticas

Manter programas desatualizados é muito perigoso, pois isso abre brecha para a invasão de ameaças virtuais à sua rede. Levando isso em consideração, é recomendado atualizar os seus sistemas periodicamente.

Nesse sentido, uma das vantagens do antivírus para empresas é oferecer atualizações automáticas, fazendo com que a ferramenta integre as novidades do seu desenvolvedor e, cada vez mais, aumente a segurança da sua rede.

Há muitas opções de antivírus corporativo no mercado. Para fazer uma boa escolha, o ideal é contar com a ajuda de uma empresa especializada em segurança de TI, que poderá dar todo o suporte necessário para a implementação da ferramenta, evitando erros que comprometam as suas funcionalidades.

Na Athena Security, você encontra as melhores soluções em segurança de TI, que vão desde Firewall Gerenciado até Endpoint Protection, que ajudam a manter a disponibilidade e a segurança dos seus sistemas. Quer saber mais? Entre em contato com a Athena Security e descubra o que podemos fazer por você!

 

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This