Entenda a importância do antispam para proteção contra ransomware - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Entenda a importância do antispam para proteção contra ransomware

Os malwares são softwares maliciosos que, constantemente, causam transtornos para as empresas, como perda de dados, impactos na produtividade ou, até mesmo, prejuízos financeiros. Toda empresa está sujeita a esse tipo de ameaça, portanto, é indispensável utilizar ferramentas de proteção, como antivírus e antispam contra ransomware.

O ransomware é um tipo de malware capaz de bloquear o acesso aos arquivos armazenados no computador por meio de alguns recursos, como criptografia, o que impede que a máquina seja utilizada normalmente. Para liberarem o acesso aos dados, os cibercriminosos geralmente exigem uma quantia em dinheiro ou Bitcoins — porém, nada garante que os arquivos serão realmente recuperados.

Quer entender melhor sobre ransomwares e como se proteger deles? Acompanhe a leitura!

Quais são os tipos de ransomware?

Existem diversos tipos de ransomware, que se diferenciam por seu mecanismo de ação ou de propagação. Algumas das principais categorias de ransomware estão dispostas abaixo.

Bloqueadores

Esse tipo de malware não atua por meio de criptografia, mas cria uma janela do tamanho da tela do computador, de maneira a bloqueá-la e impedir a utilização da máquina.

Scareware

O Scareware é um tipo de malware que bloqueia seu acesso aos dados e apresenta uma janela com a informação de que uma varredura foi feita no computador e que diversos problemas foram encontrados. Para solucioná-los, os criminosos exigem o pagamento de uma quantia, assim como acontece com os demais ataques de ransomware.

RaaS

O Ransomware as a Service (RaaS) está se tornando cada vez mais preocupante, já que permite que ataques sejam feitos por meio de kits vendidos na Dark Web. Pessoas com pouco ou nenhum conhecimento técnico para o desenvolvimento do malware podem comprá-lo e utilizá-lo para infectar empresas.

Quais foram os principais casos de ataques de ransomware?

Todos os anos, surgem notícias de novos ataques de ransomware no mundo corporativo e uma pesquisa estima que o prejuízo financeiro causado por eles, somente em 2018, chegou a mais de 8 bilhões de dólares.

Um dos casos de ataque de maior destaque é o do ransomware WannaCry, que, em 2017, afetou mais de 200 mil organizações em mais de 150 países. Além disso, recentemente — em agosto de 2019 —, um ataque por ransomware atingiu 22 cidades do Texas, sendo um dos maiores ataques desse tipo nos Estados Unidos até agora.

Qual a importância do antivírus e do antispam contra ransomware?

Os ataques por ransomware estão se tornando cada vez mais sofisticados e focados em atingir empresas e órgãos do governo, visto que eles apresentam melhores perspectivas de retorno financeiro para os criminosos. Além disso, o envio de spam é reconhecido como uma das principais maneiras de propagação de ransomwares e outros tipos de softwares maliciosos.

Por isso, é fundamental utilizar ferramentas de proteção adequadas, como antivírus, firewall e antispam contra ransomware. Porém, é importante ficar atento a alguns requisitos que essas ferramentas precisam cumprir para oferecer uma proteção confiável, como:

  • uma boa ferramenta antispam contra ransomware precisa contar com formas eficientes de identificar e-mails maliciosos, como a existência de filtros automáticos;
  • os filtros automáticos do antispam precisam passar por atualizações regularmente, visto que novos tipos de malware surgem a todo momento e têm características de ação distintas;
  • o sistema antivírus deve contar com recursos exclusivos para a proteção contra ransomware, capazes de identificar a tentativa de encriptação dos dados e bloqueá-la antes que aconteça.

Como você viu, a utilização de antivírus e antispam contra ransomware é uma maneira simples de evitar um problema que pode causar prejuízos inestimáveis para a empresa. Porém, é importante buscar também outras formas básicas de prevenção, como sempre manter um backup atualizado de todos os seus arquivos e sistemas.

Você gostou do conteúdo e quer ler mais artigos como este? Então, siga nossas redes sociais — Facebook, LinkedIn e Twitter — e fique sempre atualizado sobre as novidades do blog.

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This