Você já fez uma Análise de Vulnerabilidade da sua rede? - Blog Athena Security: Tecnologia e segurança para o seu negócio
Você já fez uma Análise de Vulnerabilidade da sua rede?

Em 2017, os riscos que as falhas de segurança podem causar às empresas ficaram ainda mais evidentes com uma série de ataques que aconteceram durante todo o ano. O mais famoso deles foi provocado pelo ransomware “Wanna Cry”, que sequestrou arquivos em diferentes partes do mundo e exigiu um pagamento em troca da devolução.

Nesse cenário, é cada vez mais importante que as empresas conheçam e adotem medidas para proteger suas informações. Por isso, explicamos neste post o que é a Análise de Vulnerabilidade e qual a importância de realizá-la. Confira!

Por que fazer Análise de Vulnerabilidade?

Os meios de acesso à internet, a manipulação de dados por meio de sistemas e dispositivos de conexão via bluetooth, wi-fi, USB e SD card, entre outros, fazem parte dos principais roubos de dados nas empresas. As fontes de insegurança podem surgir por erros de programação, má configuração ou falha humana, entre outros.

Nesse cenário, a Análise de Vulnerabilidade é essencial para garantir os níveis de segurança de toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Seu principal objetivo é identificar e corrigir falhas de redes e sistemas que podem facilitar o acesso de terceiros às informações das organizações.

Profissionais especializados em segurança de dados são responsáveis por fazer esse trabalho que mantém o ambiente seguro de falhas e ataques. Com a análise em mãos, as tomadas de decisões em relação à segura serão mais eficientes.

Como essa análise é feita?

O processo de Análise de Vulnerabilidade é feito por profissionais qualificados e com ferramentas específicas para identificar as falhas que podem significar ameaça às informações da empresa. Conheça a seguir alguns dos métodos utilizados para cumprir esse objetivo:

Protocol Analyzer

Os analisadores de protocolo permitem a visualização do conteúdo que trafega por sua rede e monitoram a comunicação entre os dispositivos. Com isso, é possível identificar quais informações são transmitidas, quais os padrões e onde há possíveis erros.

Port Scanner

Essa ferramenta é responsável por verificar as portas de serviço TCP/IP de cada host na rede para identificar quais portas estão expostas. É ideal, por exemplo, para permitir que seu site fique acessível para todo o mundo, mas outras informações não.

Vulnerability Scanners

Uma série de ferramentas são capazes de escanear seu sistema, verificando os bancos de dados, as versões de software e outros pontos do seu ambiente. O objetivo é identificar e corrigir possíveis falhas que podem facilitar ataques, como versões desatualizadas e configurações incorretas.

Honeypots/Honeynets

O nome dessa ferramenta se traduz como “Potes de Mel”. Sistemas complexos são colocados em seu ambiente para parecer vulneráveis e atrair ameaças que poderiam atacar seu sistema de fato. As características desses ataques, como forma de atuação e quais vulnerabilidades atacam, podem então ser estudados para que medidas preventivas adequadas sejam adotadas para evitar incidentes futuros.

Resultados da Análise de Vulnerabilidade

Todo o processo de análise é detalhado por meio de relatórios que apresentam desde as falhas detectadas até a sua remoção. Dessa forma, o material pode ser consultado periodicamente pela equipe de TI para realizar ações de prevenção ou reação de forma mais segura em caso de ataques.

Quando fazer a Análise de Vulnerabilidade?

Agora que você sabe a importância da Análise de Vulnerabilidade, deve estar se perguntando qual o momento ideal para realizá-la. Infelizmente, muitas empresas não dedicam atenção a essa questão até sofrerem algum ataque. Nessas situações, o estrago já está feito e resta apenas identificar a falha e corrigi-la de modo a minimizar os prejuízos.

Por isso, o momento ideal para realizar a Análise de Vulnerabilidade é antes do incidente acontecer. Agindo de maneira preventiva e com avaliação periódica do ambiente, a segurança estará garantida e incidentes como roubos e sequestros terão muito menos chances de acontecer.

Nesse post, você viu como a Análise de Vulnerabilidade é importante para proteger os dados e informações da empresa, principalmente em um cenário no qual os ataques têm se tornado cada vez mais comuns. Não deixe para realizar essa tarefa apenas quando os problemas acontecerem! Conte com profissionais especializados para proteger seu ambiente o quanto antes.

Agora que você sabe a importância da Análise de Vulnerabilidade, entre em contato conosco e saiba como a Athenas Security pode ajudar sua empresa a fazê-la!

 

Thiago Cabral

Bacharel em administração e pós-graduado em Gestão e Governança de TI pela FIAP. Com cerca de 10 anos de experiência no mercado de segurança da informação, ajudou a fundar a empresa Athena Security, onde atua como Sócio-Diretor responsável pelas estratégias de Marketing e pela qualidade de atendimento ao cliente. Acredita que a chave para o sucesso é a especialização, atendimento consultivo e visão inovadora.

 

Powered by Rock Convert

COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This